Praça Saenz Peña, Tijuca – Rio de Janeiro

Entenda porque é tão importante não deixar o coração da Tijuca morrer.

Por Redação NaTijca

A Associação Comercial e Industrial da Tijuca (ACIT), em especial Jaime Miranda, o presidente da Associação, há aproximadamente 10 anos vem promovendo ações em prol da Revitalização da Praça Saenz Peña.

Uma das primeiras ações com este objetivo promovida pela ACIT foi comemorar o aniversário da Praça. O primeiro ano de comemoração foi 2010 e no ano seguinte a Praça comemorou o seu centenário.

Capa Globo Tijuca Especial 100 Anos Praça Saenz Peña – Reprodução

Como reflexo dessas ações o Jornal O Globo chegou a fazer uma publicação especial dos 100 anos da Praça tendo Jaime Miranda como uma das principais fontes de informação.

Matéria sobre a Revitalização da Praça – O Globo Especial 100 Anos – Reprodução

Matéria com Dados Fornecidos pela ACIT – O Globo Especial 100 Anos – Reprodução

Mas revitalizar a Praça e o seu entorno precisaria de mais ações. Uma delas era tornar a Praça mais convidativa, removendo as grades do seu entorno.

As grades que foram instaladas no início dos anos 80 para promover a segurança, transmitiam um sentimento contrário, de total e constante insegurança.

Além disso, o pedestre ao caminhar no seu entorno, tinha a impressão de que a Praça estava isolada por um muro. E o fato de ter uma entrada e saída, ainda favorecia a ação de infratores pois concentrava o trânsito de pessoas em um único ponto.

Foi então que em Outubro de 2011 a Associação Comercial promoveu um encontro com as autoridades públicas locais, incluindo o então Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

Projeto Urbanístico da Praça Saenz Peña – Burle Marx

A ele foi apresentado o projeto de revitalização da Praça Saenz Pena que incluía o projeto urbanístico da Praça feito em 1948 por Roberto Burle Marx, tendo sido exposto no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.

Esse encontro foi emblemático pois o Prefeito entendeu a importância da remoção das grades e a mesma foi realizada na semana seguinte ao evento.

Vídeo: Marco inicial da Revitalização da Praça Saenz Peña

Em 2012 a ACIT adotou a Praça Saenz Penã juntamente com a Empresa de Paisagismo Lhersen. Com a saída da Lhersen do mercado e a redução de recursos financeiros, a ACIT não conseguiu renovar a adoção.

Jaime Miranda no dia da Adoção Praça Saenz Pena – Reprodução

Em 2015 Jaime Miranda procurou a FAU, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, onde foi apresentado ao seu Corpo Docente e Diretoria, a proposta de Revitalização da Praça e do seu entorno.

Desse encontro surgiu uma grande parceria rendendo mais de 30 projetos urbanísticos.

Desenvolvimento de projetos urbanísticos para a Praça Saenz Peña – Reprodução

Nas palavras de Jaime Miranda, a Praça Saenz Peña é o coração da Tijuca. E não podemos deixar este “coração” morrer. Tudo o que acontece na Praça reflete na Tijuca como um todo. É necessário privilegiar o pedestre facilitando o seu acesso à Praça e ao seu entorno.

Excesso de Linhas de Ônibus x Revitalização da Praça

Reorganização necessária em prol da população e do comércio local.

Hoje circulam pela Praça Saenz Peña, em especial pela Rua Conde de Bonfim, 51 linhas de ônibus. 24 linhas de ônibus têm destino final a Praça Saenz Peña. E 8 linhas passam pela Rua General Roca, no trecho ao lado da Praça.

Todo esse volume de ônibus dificulta o trânsito dos pedestres, principalmente dos idosos.

Mas o que pode ser feito? A proposta para resolver essa desordem é repensar o itinerário dessas linhas de ônibus, transformar o trecho da Rua General Roca ao lado da Praça Saenz Peña em rua de serviço ( rua sem trânsito de veículo ).

Além de solicitar ao Metrô que reveja os respiradouros que hoje são estruturas grandes, gradeadas, com serpentinas e que impactam visualmente a Praça.

Atualmente por dia cerca de 160 mil pessoas transitam pela Praça Saenz Peña. Essas medidas juntamente com ações de Segurança irão promover a Revitalização não só da Praça como de toda a Tijuca.

É com todos essas propostas de melhoria que Jaime Miranda reafirma a importância da Revitalização da Praça Saenz Pena:

— A Praça Saenz Peña é de grande importância para a Tijuca, para Grande Tijuca e para a Zona Norte de uma maneira geral. Quando se faz pela Praça, se beneficia toda essa população. A proposta é que o Poder Público, a Assistência Social, a Polícia Militar, a Guarda Municipal e a Secretaria de Ordem Pública se unam e possam pensar em uma maneira de devolver a tranquilidade à população, possibilitando que esta frequente a Praça com conforto e maior Segurança.