Cursos de medicina e direito dão início a calendário extraoficial

Por Camila Zarur, sob supervisão de Leila Youssef para Jornal O Globo

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro começou, aos poucos, a voltar à rotina. Apesar de o corpo docente, os alunos e os servidores administrativos ainda estarem em greve, alguns cursos deram início às aulas do semestre, ainda que elas não façam parte do cronograma oficial da universidade, como afirma o reitor Ruy Garcia Marques:

— Quando a reitoria disse que a Uerj tinha condições mínimas para retornar as atividades, isso não quis dizer que era um determinação. Nós não podemos passar por cima dos movimentos grevistas — explica Marques. — Na semana passada, nós tivemos o pagamento de três meses de salários atrasados e algumas bolsas. Com isso, houve a possibilidade de retomada das atividades. É certo que nós teremos que convocar o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão para a adequação do calendário acadêmico.

A volta às aulas foi tímida e muitos corredores da universidade continuavam vazios, como os do andar de Administração e Economia. Cada departamento teve a liberdade de decidir sobre a retomada dos cursos. Direito, engenharia, medicina, física e o Instituto de Matemática e Estatística foram alguns que deram início ao calendário extraoficial. Apesar do que parece ser uma volta à normalidade, ainda não há data para o fim das greves e nem todos os pagamentos atrasados foram quitados.

— A limpeza chegou a nos dar um ultimato porque o salário deste mês não havia sido pago. Conseguimos que os vigilantes e os ascensoristas fossem pagos, até ontem, para que a universidade tivesse condições mínimas para funcionar. De toda forma, não podemos continuar assim. Os professores substitutos não recebem desde janeiro, e algumas bolsas não foram pagas, como a Prociência — diz o reitor.

Os alunos da pós-graduação da universidade informaram que a instabilidade dos pagamento e possíveis cortes de bolsas corroboram para a greve. A Uerj disse que terá uma reunião, na próxima quinta-feira, com a Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social, à qual está subordinada, para tentar normalizar a situação. Enquanto isso, assembleias vão decidir a retomada das aulas dos outros departamentos. A Faculdade de Administração e Finanças e a Faculdade de Formações de Professores devem começar a dar aula nesta quarta-feira. Já para cursos como biologia, nutrição e tecnologia ainda não há previsão.

Veja essa e outras matérias no Caderno Grande do NaTijuca.com