Tráfego na pista sentido Centro está interrompido e sendo desviado. Inundação ocupa as duas pistas na altura do antigo Museu do Índio.

Fonte por Jornal O Globo

O estouro de uma tubulação da Cedae, na manhã desta quarta-feira (20) complica o tráfego na Avenida Radial Oeste, no Maracanã, na Zona Norte. As duas pistas da via estão inundadas na altura do prédio onde em décadas passadas funcionou o Museu do Índio. Por causa do alagamento, os veículos que seguem pela via em direção ao Centro do Rio, estão sendo desviados, nas imediações do Estádio do Maracanã para a pista sentido Zona Norte. O trânsito está completamente engarrafado na região.

O presidente da Cedae, Jorge Briard, afirmou no Bom Dia Rio que a água da tubulação danificada será redistribuída.

“Eu recebi a informação do vazamento pelo centro de controle operacional. Com a experiência ao longo dos anos, eu posso dizer que ali passa uma tubulação de porte com uma quantidade expressiva de água dentro. Nós temos uma medida protocolar de acionamento operacional para cada tipo de ocorrência de vazamento e o centro de controle aciona algumas válvulas automaticamente. Temos que redistribuir essa quantidade de água para outras tubulações, sem que corra o risco de estourar essas tubulações. E a equipe de manutenção está se deslocando para o local. Assim que chegar já começa a escavação para identificar o que aconteceu”, afirmou.

Briard afirmou ainda que até o fim da noite desta quarta-feira (20) o problema pode ser solucionado e descartou a falta d’água na região. “Se tiver que trocar a tubulação, até o fim da noite ou início da madrugada já ficará concluído o reparo. Não vai ter risco de falta d’água por dois motivos: Primeiro porque a gente redistribui para outras tubulações e o reparo da própria tubulação é muito rápido que será solucionado até a madrugada”, disse o presidente.

Opções de rotas

A opção para os motoristas que seguem em direção ao Centro é seguir pela Rua São Francisco Xavier e Avenida Maracanã ou pela Rua Visconde de Niterói, em São Cristóvão, na Zona Norte. Quem segue em direção à Zona Norte pode optar pela Avenida Maracanã ou Rua Visconde de Niterói. O tráfego foi interrompido pela CET-Rio na Avenida Radial Oeste. O bloqueio no sentido Centro começa na altura do Viaduto da Mangueira.

Por causa do alagamento, o engarrafamento na Avenida Marechal Rondon, em São Francisco Xavier, para quem vai para o Centro, já chega a três quilômetros de extensão, como informou o Centro de Operações Rio às 7h10.

 

Veja essa e outras matérias no Caderno Grande do NaTijuca.com