Uma das baias para estacionamento também tem um poste – Foto: Agência O Globo / Mauricio Peixoto

Postes na rua e nas baias ainda incomodam

Por Maurício Peixoto para O Globo

Em 2004, a Rua Uruguai recebeu em toda a sua extensão obras de urbanização, no projeto chamado Rio Cidade. Entre as intervenções estavam: novas calçadas, baias de estacionamento, fiação elétrica subterrânea e implementação de mão dupla. No entanto, a área entre a Rua Barão de Mesquita e a Avenida Maracanã ainda conta com problemas resultantes das intervenções, mesmo 15 anos depois.

Além de não terem sido instaladas as prometidas fiações subterrâneas, há postes na faixa de rolamento, já que o asfalto foi alargado em alguns trechos para a implementação de mão dupla na via (o que acabou não ocorrendo, devido a uma briga judicial da prefeitura contra donos de casas que seriam desapropriadas). Um exemplo está em frente ao número 317, a cerca de um metro do meio-fio. Há também postes dentro das baias de estacionamento, diminuindo o número de vagas.

— Inclusive, algumas dessas baias foram criadas pensadas na rua em mão dupla. Então para o carro entrar nessa baia, só de ré. Isso atrapalha o trânsito e causa risco de acidentes — diz Angélica Marinho, presidente do Polo Gastronômico da Rua Uruguai.

Poste no meio da rua é um dos problemas deixados pelo projeto implantado em 2004 na via – Foto: Agência O Globo / Maurício Peixoto

A Light informou que em 2016 realizou a retirada de oito postes, a instalação de seis novos e a substituição de três naquele trecho. Disse ainda que para qualquer serviço de remanejamento de postes devido a alargamento de rua, é necessário que a prefeitura comunique previamente a concessionária e pague pelo serviço. A partir dessa etapa, a Light realiza estudos técnicos em sua rede para viabilizar a retirada dos postes. A Secretaria municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma) informou que a responsabilidade seria da Secretaria de Infra-Estrutura ou da de Urbanismo. Procuradas, elas não responderam até o fechamento da edição.