Às escuras. Prefeitura prometeu nova iluminação de LED – Guilherme Pinto / Agência O Globo

As intervenções comeraçam em 2016 e foram retomadas em setembro passado

Por Maurício Peixoto para Jornal O Globo

Em outubro de 2016, o então prefeito Eduardo Paes anunciou que seriam realizadas obras de recuperação e conservação no Túnel Noel Rosa, que liga Vila Isabel ao Riachuelo, licitadas no final de 2014. Com a troca do comando municipal, as obras não tiveram prosseguimento de imediato, e pouca coisa foi feita desde então. No túnel, o que ainda se vê são infiltrações, iluminação precária e rachaduras no asfalto, nas paredes e no teto. A administração atual só conseguiu retomar as obras em setembro do ano passado porque, de acordo com Marcelo Crivella, “a nova gestão não encontrou recursos para dar continuidade aos trabalhos”.

Em vídeo postado no dia 12 de janeiro em seu perfil do Facebook, o vereador Rafael Aloísio Freitas cobra explicações sobre as obras do subsecretário de Infraestrutura Sebastião Bruno, na audiência pública da Comissão de Orçamento da Câmara. O subsecretário prometeu concluir todas as intervenções até agosto deste ano.

A intervenção foi orçada em R$ 21,6 milhões. A subsecretaria de Infraestrutura informou que está revisando o projeto original para tentar enxugar os custos e baratear o projeto. Até o momento, juntando intervenções da época de Eduardo Paes com o retorno das obras da atual gestão em setembro, foram feitas ações de recuperação das paredes, tetos, pergolados e tratamento de infiltrações. Ainda faltam reparos e melhorias no sistema de drenagem e impermeabilização, instalação de placas para revestimento das paredes; limpeza geral e pintura; recuperação das juntas de dilatação; fresagem e nova pavimentação asfáltica em ambas as galerias; nova sinalização horizontal e vertical de trânsito; e implantação de nova iluminação de LED.

Morador de Vila Isabel, o comerciante Sílvio Gomes passa pelo túnel diariamente para chegar ao trabalho, no Méier.

— O túnel está abandonado. Falta iluminação e o local é perigoso. Vamos torcer para que fique pronto logo.

Assim como o comerciante, outros usuários do túnel pedem mais segurança e policiamento no local.

— É muito comum furtarem a fiação. Não adianta nada instalar nova iluminação sem segurança porque no mês seguinte as lâmpadas não estão mais lá — afirma Cláudia Amaral.