Resultado de análise foi divulgado essa semana pelo Jornal do Rio da Band

Contaminação da areia já havia sido constatada em análise feita pela Fiocruz

Por Redação NaTijuca

Tijuca – Presença de ovos de helmintos que provocam verminoses e viroses. Esse foi o resultado divulgado pelo Jornal do Rio, no último dia 23, sobre a qualidade da areia do parquinho da Praça Saenz Pena na Tijuca. A análise feita em laboratório particular, foi a pedido da Comissão Cumpra-se da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, responsável por fiscalizar o cumprimento das Leis do Estado. Análise semelhante já havia sido feita em 2015, estudo que foi encomendado pela mesma Comissão, para fundamentar um projeto de lei com o objetivo de estabelecer o monitoramento semestral da areia.

Na época, a análise foi realizada pela Fiocruz, onde se coletou amostras de areia de 15 praças da Cidade do Rio de Janeiro. Apenas 2 praças apresentaram resultados aprovados para a utilização pela população. Entre os locais com maiores concentrações de contaminantes estavam a Praça Saenz Pena, o Bosque da Freguesia, e a creche municipal Chácara do Céu, no Morro do Borel, na Tijuca.

Link da matéria de 2015: Areia de praças e creches prejudica saúde das crianças no RJ

 

Este resultado mais recente, será enviado para a Prefeitura que deverá realizar uma limpeza dos locais apontados na análise, que incluiu a areia da Praça do Leme e do Bosque da Freguesia.

Sobre a contaminação, esta se dá através da ingestão dos ovos dos parasitas, quando a criança leva a boca a mão suja após o contato com a areia. Esses ovos alcançam o intestino onde se desenvolvem, podendo causar diarreia, vômitos, febre e todas as demais doenças parasitárias.

Sobre o fato da matéria do Jornal do Rio ter sido apontada como tendenciosa, Jaime Miranda, presidente da Associação Empresarial e de Moradores da Grande Tijuca, a Nova Tijuca, expõe a sua opinião sobre esse fato:

— ”Independente da reportagem está denegrindo a imagem da Tijuca, porque falar que a Praça Saenz Pena é a campeã em contaminação, sendo que só foram analisadas 3 praças, se torna um fato irrelevante, uma vez que foi novamente constatado que a areia está contaminada. E se a areia está contaminada ela vai de encontro à saúde de quem a frequenta, em especial as crianças que são mais vulneráveis. Então ou troca-se a areia ou interdita o parquinho. Não há outra opção.”

E Jaime ainda estende o seu comentário sobre a Praça Saenz Pena como um todo:

— ”A Praça Saenz Pena precisa de uma maior atenção do Poder Público, da Prefeitura. O lago está fechado há 3 anos! Ele está vazio e o chafariz não funciona. E isso é inconcebível. Vai se encerrar a gestão atual e isso não será resolvido. Quanto custa colocar esse lago em funcionamento? O lago não pode ser esquecido pois é um ícone da Tijuca, da Praça Saenz Pena! Ele é importante e fundamental para a Praça. É o que a simboliza. E não resolver essa questão, demonstra que a Prefeitura ainda não entendeu a importância da Praça Saenz Pena”.

Yolanda Bracannot, Administradora Regional da VIII Região Administrativa, afirma:

—”A matéria da TV é muito vaga. O Deputado MinC fala de um relatório da “Comissão Cumpra-se” que seria enviado para o Prefeito. Eu estou querendo este relatório para ter mais respaldo para fazer qualquer comentário.”

Sobre um possível tratamento da areia, Yolanda comenta:

—”Me foi informado pela Secretaria do Meio Ambiente que não se aconselha colocar nenhum produto na areia. A limpeza é feita primeiro incinerando a areia para em seguida peneirar. Além disso julgo importante termos informações efetivas de quem e como manter o acompanhamento permanente.”

Questionado sobre quais medidas serão tomadas com relação a areia da Praça Saenz Pena, o Superintendente da Grande Tijuca, Hugo Leal, nos divulgou a seguinte nota:

—”Desde que assumimos a gestão há pouco mais de seis meses, fizemos diversas vistorias em pontos da região da Grande Tijuca, em especial nas praças. Na Praça Edmundo Rêgo, dentre as melhorias realizadas, foi a troca da areia do parquinho infantil. Na Praça Saenz Pena, algumas das melhorias já foram feitas como a pintura dos bancos e em breve a troca da areia do parquinho será realizada”, Hugo Leal, Superintendente.