Saiba como chegar e sair do Maracanã devido a semifinal da Libertadores

Prefeitura recomenda que torcedores utilizem o transporte público. Trens e metrô terão operação especial nesta quarta-feira. Oitocentos PMs garantirão segurança

Por O Globo

RIO — Nesta quarta-feira o Flamengo joga a partida mais importante do ano até então, no Maracanã, às 21h30m, contra o Grêmio, em duelo que definirá quem irá à final da Copa Libertadores 2019. Embalada pelas vitórias e pela importância do confronto, a torcida rubro-negra irá lotar o estádio — todos os ingressos foram vendidos.

Para receber as cerca de 70 mil pessoas, a prefeitura do Rio e as concessionárias que operam o transporte público prepararam um grande esquema para que o público chegue e saia do local com o máximo de conforto e segurança. Confira abaixo todas as informações.

Na operação de trânsito, 145 homens, entre guardas municipais, controladores da CET-Rio e equipes de apoio, com 10 veículos operacionais, e 20 motos, trabalharão para manter a fluidez das vias, e para tentar coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientas pedestres e realizar bloqueios durante o período do evento.

Embalada pelas vitórias e pela importância do confronto, a torcida rubro-negra irá lotar o estádio: ingressos já esgotados Foto: Marcelo Theobald / 14-9-2019 / Agência O Globo

Dezessete painéis móveis também auxiliarão o trânsito com informações sobre os horários de fechamento de ruas e com rotas alternativas. Sinais especiais também serão implantados para ajudar no trânsito, e o Centro de Operações Rio (COR) fará monitoramento da área com câmeras.

Vagas extraordinárias não serão criadas
Para o jogo não serão criadas áreas de estacionamento extraordinárias. De acordo com o município, veículos estacionados irregularmente serão rebocados e levados para depósitos públicos — reboques ficarão posicionados estrategicamente nos arredores do Maracanã. Outros cinco reboques da CET-Rio também estarão de prontidão para desobstruir as vias da região em caso de quebra de algum veículo.

  • Utilize transporte público — dê preferência a metrô e trem— para chegada e saída
  • Táxis, vans e veículos não credenciados não passarão pelos bloqueios
  • Moradores do entorno precisam comprovar residência

Como agir em caso de carro rebocado?
Em caso de veículo rebocado, o dono do carro deve imprimir a Guia de Pagamento e de Remoção (GPR), pelo site da Prefeitura ou no próprio Depósito da Prefeitura, que fica na Avenida Pedro II, 67, esquina com a Avenida Francisco Bicalho, próximo à Leopoldina. O depósito funciona todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h.

Veja quais ruas serão interditadas a partir das 18h

  • Rua Eurico Rabelo, entre a Avenida Professor Manoel de Abreu e a Avenida Maracanã
  • Rua Visconde de Itamarati, entre a Rua Eurico Rabelo e a Rua São Francisco Xavier
  • Rua Isidro de Figueiredo
  • Rua Conselheiro Olegário
  • Rua Artur Menezes
  • Avenida Professor Manoel de Abreu, sentido Avenida Presidente Castelo Branco, entre a Rua Dona Zulmira e a Avenida Presidente Castelo Branco
  • Avenida Maracanã, ambos os sentidos, entre a Rua São Francisco Xavier a Rua Mata Machado
  • Viaduto Oduvaldo Cozzi, nos acessos à Avenida Maracanã
  • Avenida Presidente Castelo Branco (Radial Oeste), sentido Centro, no trecho entre a Rua São Francisco Xavier e a Rua General Canabarro

Interdições no Maracanã

Rotas alternativas
Veículos que vêm do Centro e da Zona Sul

  • Para Tijuca, utilizar rota da Paulo de Frontin e Satamini ou seguir pela Praça da Bandeira, Rua Pará Rua Paraíba e Rua Mariz e Barros
  • Para Vila Isabel e Grajaú, utilizar rotas acima e em seguida Rua Major Ávila e Rua Felipe Camarão
  • Para região do Grande Méier, utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói

Veículos que vêm da Tijuca, Grajaú, Vila Isabel e entorno

  • Para Centro e Zona Sul, utilizar a rota Conde de Bonfim – Haddock Lobo

Veículos que partem do Grande Méier

  • Para chegar ao Centro e Zona Sul, utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói

 

Acesso para moradores do entorno
O acesso para moradores do entorno imediato do Maracanã — ruas Professor Eurico Rabelo, Visconde de Itamarati, Isidro de Figueiredo, Artur Menezes e Conselheiro Olegário — será feito acessando a Avenida Paula Sousa e Rua Professor Eurico Rabelo, mediante apresentação de comprovante de residência.

Devido ao grande número de pedestres na área bloqueada é solicitado aos moradores que, sendo possível, ajustem os horários de seus deslocamentos, evitando circular de carro nos horários das interdições.

Metrô
A concessionária Metrô Rio anunciou um esquema especial de funcionamento para a noite desta quarta, com trens extras e horário de funcionamento ampliado, estendido em 1 hora. Também será reforçado o número de funcionários de segurança e de bilheteria nas estações do Centro e no entorno do estádio.

A recomendação é que os torcedores tentem embarcar no sistema com antecedência. As estações Maracanã e São Cristóvão vão contar com orientadores de fluxo.

Após o final do jogo, o embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão será estendido em uma hora. As demais estações ficarão abertas apenas para desembarque. As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo–Gávea e Antero de Quental–Gávea) funcionarão até a chegada do último trem nestas estações.

Cartão Giro e pagamento por aproximação
Para facilitar a entrada no sistema, a concessionária sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro que, inclusive, oferece descontos para recargas a partir de R$ 5. Os clientes podem planejar a viagem através do aplicativo MetrôRio. Quem tem cartão de crédito Visa com tecnologia NFC consegue embarcar diretamente nas catracas sinalizadas.

Trens
Os trens da Supervia também terão um planejamento especial para esta quarta-feira, com uma estratégia focada para o pós-jogo — o duelo entre Flamengo e Grêmio tem fim previsto para pelo menos 23h30. De acordo com a concessionária, após o apito final, seis viagens extras ofertarão um total de 12 mil lugares a mais para os torcedores que partirem da estação do Maracanã: duas para Japeri, duas para Santa Cruz e duas para Saracuruna. O ramal Deodoro será atendido pelos trens dos ramais Santa Cruz e Japeri.

Para ida ao estádio, os torcedores contarão com os trens da grade regular, que pode ser consultada nos cartazes das estações, pelo site da Supervia, pelo telefone 0800 726 9494, ou pelas redes sociais da concessionária.

Ônibus
Ainda não há informação sobre viagens extras nas linhas de ônibus que passam pelo Maracanã. No entanto, torcedores podem optar por diversas linhas, como 232, 238, 239, 341, 368, 390, 455, que saem do Centro, 353, 606, 634, da Leopoldina, e 622, 627, 630, vindos da Tijuca. Quem parte da Zona Sul pode optar por ônibus como 434, 435, 432, 433, entre outros.

Esquema de segurança: 800 PMs envolvidos
O Batalhão Especial de Policiamento em Estádios (Bepe) atuará com 800 policiais militares nas partes interna e externa do estádio do Maracanã, assim como nas escoltas das delegações e arbitragem. O efetivo do 6º BPM (Tijuca), com apoio do Regimento de Polícia Montada (RPMont) e do Batalhão de Ações com Cães (BAC), estará em patrulhamento no entorno do estádio e nas vias de acesso.

O Grupamento de Polícia Ferroviária (GPFer) também reforçará o policiamento nas estações de trens, metrôs e barcas.

Foto: Raphael Zarko/GloboEsporte.com

Objetos proibidos
É importante que o torcedor esteja atento também aos objetos que não podem adentrar os estádios em jogos da Conmebol. É o caso de itens como guarda-chuvas, rolos de papel, apitos, bandeiras, bebidas e líquidos engarrafados. Confira o regulamento de segurança da Conmebol aqui .

Guarda Municipal
A Guarda Municipal estará de prontidão nas imediações do Maracanã com 346 guardas e 49 veículos. As equipes, que chegarão às 16h30m por lá, terão como foco o ordenamento urbano e também auxílio no controle de trânsito nas principais vias de acesso ao estádio, como as avenidas Maracanã, Professor Manuel de Abreum, Radial Oeste e ruas Professor Eurico Rabelo e São Francisco Xavier.

A operação também vai contar com reforço dos grupamentos especiais de Cães, Tático Móvel, Guardas Motociclistas e de Operações Especiais.