Fachada da Uerj – Brenno Carvalho / Agência O Globo

Aulas não foram suspensas até o momento na instituição, no Maracanã

Por Júlia Cople e Madson Gama sob supervisão de Leila Youssef para Jornal O Globo

Uma pane elétrica em uma subestação de energia elétrica da Universidade do Estado do Rio (Uerj) deixou o campus da instituição sem luz por volta de 8h desta quarta-feira. Segundo a assessoria de imprensa da universidade, técnicos do setor de manutenção trabalham para restabelecer o sistema no campus Maracanã, na Zona Norte da cidade. Perguntados sobre a causa da pane, eles não quiseram dar detalhes, dizendo apenas que houve uma falha técnica. Ainda não há previsão de retorno da energia elétrica no campus.

O reitor da instituição, Ruy Garcia Marques, negou falta de manutenção e disse que o problema foi causado pela chuva de terça-feira.

– O que aconteceu foi que, com a chuva forte de ontem, houve uma enchente na subestação, resultando na falta de luz.

Neste momento, operários estão trabalhando na subestação de energia da universidade.

A rotina acadêmica foi alterada. Ana Paula Salles, estudante do segundo período do curso de Ciências Biológicas, disse que vai perder prova. Ela e parte de seus amigos estão à espera de uma normalização desde a manhã.

– Eu estou aqui desde as 8h e tive que descer os 12 andares a pé, porque os elevadores também pararam. Uma prova de Sociologia da Educação que eu teria mais tarde foi cancelada.

Estudante do segundo período do curso de Educação Física, Hillary Chris disse que estava em meio a uma avaliação quando a universidade ficou sem energia e que suas demais aulas do dia foram canceladas.

– Estava fazendo prova quando faltou luz, por volta de umas 8h. A sorte é que eu já estava terminando. Consegui entregar e acredito que os outros alunos também. Mas depois os professores das minhas outras disciplinas de hoje passaram dizendo que as aulas estavam suspensas – relatou a estudante:

– Depois de tudo, por volta das 11h (horário de abertura), eu fui para fila do bandejão. Quando a gente chegou, o guarda falou que ia atrasar, que a previsão pra abrir era o meio-dia. Aí eu meus amigos esperamos.

Restaurante vai abrir para evitar prejuízo maior

Thuany Oliveira Reis, do terceiro período de enfermagem, reclama da falta do bandejão, que serve refeições a R$2, causada pela falta de energia.

– Vou ter que gastar muito mais comendo fora daqui da uerj. Com quinze reais que eu vou gastar em outro restaurante eu comeria a semana inteira no bandejão.

Segundo a nutricionista responsável pelo restaurante universitário da Uerj, a pane na energia alterou todo o planejamento do dia. O local so abriu às 14h.

– A gente já estava com tudo encaminhado para preparar cerca de 1.900 refeições. As carnes já estavam descongeladas e as folhas estavam todas de molho. Sem energia, só vamos servir 600 refeições. Muita coisa vai pro lixo, principalmente porque hoje o cardápio é carne de porco e ela não pode ser reaproveitada. Então, mesmo sem luz, a gente vai abrir, para evitar que o prejuízo seja maior.

Segundo a assessoria, a pane elétrica ocorreu em uma substação de energia própria da Uerj, estrutura que fica dentro da universidade.

Procurada, a Light informou que não houve corte de energia e que não existe ocorrências danosas ao fornecimento de energia para a Uerj nesta quarta-feira.