Descarte de lixo em terreno do Hospital Municipal Jesus assusta vizinhos – Foto: Reprodução/Andressa Gonçalves

Área atrás do Hospital Municipal Jesus tem lixo hospitalar, lâmpadas, mato alto e vazamento de esgoto. Vizinhos dizem que abandono de terreno se arrasta há dez anos.

Por Marcelo Elizardo para Bom Dia Rio

 

Moradores de Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, estão desesperados com o descarte de lixo do Hospital Municipal Jesus, especializado em pediatria. Eles denunciam que funcionários do hospital transformaram um terreno nos fundos em um lixão e temem a contaminação.

“Há muitos anos eles jogam lixo hospitalar, seringas, colchões, todo tipo de lixo pelas janelas”, contou a moradora Sônia Becker.

Outro morador, o estudante Henrique Becker, diz que já viu muitos ratos e baratas no terreno.

“Eles jogam roupas, sacos de lixo, ar-condicionado velho. Tudo o que dá na telha, eles jogam no mato”, disse o morador.

No fundo do terreno dá para ver luvas descartáveis, garrafas de álcool, caixas de material hospitalar, lâmpadas fluorescentes, tudo numa área do próprio hospital transformado em lixeira. Mas o problema não é de hoje, como informam moradores.

“Durante dez anos eles despejaram esgoto e nunca fizeram a limpeza do terreno. Só vejo eles arremessarem o lixo de maneira totalmente irresponsável no terreno”, disse a artista plástica Bárbara Rodrigues.

O RJTV já mostrou o descuido com o terreno em 2014, com esgoto, lixo e entulho acumulados e mato alto. Até hoje, o problema continua. Vizinhos dizem que vaza esgoto pela parte de trás do terreno. Na semana passada, uma árvore tombou sobre o muro e atingiu carros de moradores no estacionamento do outro lado do muro.

Sônia Becker espera que o hospital pare de despejar lixo de maneira irregular.

“Em primeiro lugar, isso é um hospital de crianças. E se nos fundos está nesse estado, imagina como não está dentro do hospital. Para a gente respirar esse ar de lixo hospitalar, essa água que escorre que a gente não sabe de onde vem, seringas jogadas pela janela, fica o medo da contaminação de alguma forma, até pelo ar”, disse a moradora.

A direção do Hospital Municipal Jesus disse que o terreno atrás da unidade não é usado para descarte de lixo, principalmente hospitalar. E que não procede a reclamação sobre vazamento de esgoto. Sobre a queda da árvore, a direção do hospital disse que desconhece o fato e que vai apurar.