Cenário da festa. A Praça Edmundo Rêgo será palco do evento em comemoração pelos 104 anos do Grajaú – Bárbara Lopes

Atrações gastronômicas e musicais acontecem de sexta a domingo na Praça Edmundo Rêgo

Por O Globo

‘Peço licença ao poeta Noel/ Pra lembrar/Que junto à Vila Isabel/ Também há um lugar/ Onde o pandeiro da lua ilumina cascatas/ Cordões de estrelas cantam serenatas/ E a boemia esquece que o sol vai chegar/Grajaú, pedaço de mundo/Gente boa/Meninada na praça brincando à toa/ Faz a passarada cantar de alegria/Perdão Noel, se eu insisto na beleza/ Mas aqui a natureza, Deus pensou para criar.”

Expostos em uma placa de ferro e concreto na Praça Edmundo Rêgo desde 1987, os versos de “Grajaú”, composição do médico, poeta e compositor José Renato Coelho de Godoy, descrevem um pouco a alma da localidade, que completou ontem 104 anos. Para comemorar o aniversário do bairro projetado pelo engenheiro Antônio Eugênio Richard Júnior e por Francisco Tricárico, a Associação de Moradores do Grajaú (Amgra) organizou uma grande festa na Praça Edmundo Rêgo, de amanhã a domingo.

— Sabemos do potencial do bairro e também sabemos que ele não é perfeito. Há muita coisa a melhorar, como o cuidado com as nossas árvores, principalmente as tamarineiras centenárias, e a questão da segurança. Queremos melhorias constantes, para aproveitar ao máximo esse potencial. Por esse amor que temos ao nosso Grajaú, não poderíamos também deixar passar em branco essa comemoração — afirma Nice Carvalho, presidente da Amgra.

Músicos com repertórios para os mais variados gostos, gastronomia de rua de qualidade, encontros de carros antigos, entrega de premiação de cidadão grajauense, apresentação de balé e ginástica rítmica dos clubes do bairro e ações da Casa Anitcha estão incluídos na programação de eventos.

Um dos cantores que se destacam é Fred Chico, 35 anos, ex-morador do bairro. Chamado de “Homem- Banda”, ele impressiona o público com suas interpretações de clássicos do blues e do rock’ n’ roll e uma performance simultânea de diversos instrumentos. Há pouco tempo, Chico fez turnê pela Europa e recebeu elogios da crítica.

— Eu me mudei há três meses, mas o bairro não saiu de mim. Sou nascido e criado aqui e meus grandes amigos são daqui. Espero fazer um grande show e que todos os grajauenses compareçam — convida.

Já o cantor pop romântico Alex Cohen, morador da Barra, diz guardar o Grajaú na memória.

— Nunca morei aqui, mas foi no Grajaú o meu primeiro show profissional, em 1993, no Country Club — recorda-se.

Outra atração de destaque é a Big Band da Escola Livre Vila Musical, com sede no bairro. Ao todo são 27 crianças na orquestra.

— Estamos aqui há 18 anos, formando músicos e artistas da linguagem musical. É uma honra poder participar do aniversário do nosso bairro sendo uma das atrações deste evento — diz o coordenador Erich Chandoha.

Veículos antigos e Clube do Passinho no roteiro

Abastecida por estandes de gastronomia de rua e expositores de cervejas artesanais, a festa de aniversário começa amanhã, às 18h. Às 19h haverá uma solenidade para a entrega de títulos de cidadãos grajauenses a moradores ilustres e, encerrando o dia, às 20h30m, um show com Alex Cohen.

No sábado, a movimentação dos expositores começa às 14h. A partir das 16h, o balé do Grajaú Country Club fará uma apresentação, e às 17h haverá uma atividade de dança circular na Casa Anitcha aberta ao público. Às 18h, o Clube do Passinho, com Júlio Bottoni, fará uma performance. Às 19h, Fred Chico, o “Homem-Banda”, sobe ao palco do evento para animar o público, e às 20h o “Exagerado” Pepê Moraes, cover de Cazuza, encerra a programação do dia com o seu show.

Fechando os festejos de domingo, uma sequência de atrações animará o público, começando às 10h, com uma exposição de relíquias do Grajaú Veículos Antigos. Às 10h30m, haverá um aulão do Clube do Passinho; e, das 11h às 13h, apresentação de talentos da Escola Livre Vila Musical. Às 14h, a equipe de ginástica rítmica do Grajaú Tênis Clube fará uma apresentação, seguida dos talentos da Escola Livre Musical, das 15h às 17h. Às 18h, haverá um show com a banda de reggae Noção Rasta, com integrantes moradores do bairro; e às 19h, outro talento da Escola Livre Vila Musical sobe ao palco: o cantor Rodrigo Malize. Quem encerra a programação do dia, às 20h, é o cantor Zé Alexandre.

— Fizemos questão de trazer para a programação eventos como o Clube do Passinho e o Grajaú Veículos Antigos, que têm movimentado muito o bairro. Um foi trazido este ano, e o outro já existia, mas estava há um tempo sem acontecer — explica Nice.