Atrações típicas. Praça será ocupada com barracas de comidas de países como Portugal e Japão – Roberto Moreyra / Agência O Globo

No ano passado, tradicional comemoração de São João não conseguiu licenças para a realização

Por Gabriel Menezes para O Globo

Um dos arraiás mais tradicionais da cidade, a Festa Junina do Grajaú (Fejug) ocupará a Praça Edmundo Rego neste sábado, a partir das 16h, e, domingo, a partir das 10h. O evento é organizado pela paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro com a ajuda de moradores e, no ano passado — depois de 31 edições consecutivas —, acabou sendo cancelada por falta de licenças para a realização.

Este ano, com todas as autorizações em mãos, a organização espera receber cerca de cinco mil pessoas nos dois dias. A festa começa com uma benção do padre Jorge Aziz Abrahão, o pároco local. Entre as atrações, 15 barracas com comidas típicas de países como Portugal, Japão, Alemanha, Itália e Líbano, além de apresentações das quadrilhas infantil e adulta.

— Assim como ocorre desde o início dessa festa, todo o dinheiro arrecadado é revertido para as obras sociais da paróquia — afirma Luiz Antônio Bonelli Tortori, um dos organizadores.

Aos 76 anos, ele participa da Fejug desde a primeira edição:

— Esta festa cresceu muito com passar dos anos, mas fizemos questão de manter uma característica familiar. O clima é sempre muito tranquilo e acolhedor. É um momento para os moradores do bairro celebrarem juntos — destaca.

A Fejug conta com o apoio da Superintendência da Grande Tijuca e da Associação de Moradores do Grajaú.