Evento proporciona troca de experiências e vai até 21 de outubro

Fonte por Marcelo Barra para UVA

Para aprimorar os conhecimentos dos alunos de Letras, a Universidade Veiga de Almeida (UVA) realiza a Semana de Letras – Arte, Ensino e Multiculturalismo, proporcionando o IV Encontro de Língua, Literatura e Cultura. Os estudantes estão tendo trocas de experiências com profissionais da área, inclusive com ex-alunos, da Veiga, ativos no mercado de trabalho. O evento ocorre de 18 a 21 de outubro, das 8h às 20h, no auditório principal e em salas multimídias, no campus Tijuca.

A cerimônia de abertura foi realizada pela coordenadora do curso de Letras da UVA, Flávia Maria Farias, que ressaltou o diferencial da Semana de Letras aos futuros docentes. “O evento é muito importante, pois queremos mostrar a gama de possibilidades que lhes esperam. Além de ser um espelho para o futuro, já que diversos palestrantes são ex-alunos da Veiga”, explica.

A atração inicial foi uma mesa-redonda sobre “Literatura brasileira: ensino, crítica literária e cultura nacional”, com os professores Fabiana de Pinho, Georgina Martins e Sebastião Lindoberg. No decorrer do debate, eles discutiram sobre a atual situação educacional do país, novos métodos de ensino, estímulo à leitura antiga e à contemporânea e atuação dos docentes em sala de aula.

A primeira palestrante foi a escritora e professora doutora Georgina Martins. Ela contou as dificuldades que passou na infância e como elas incentivaram a paixão pelas obras literárias, além da importância da escola como forma de inclusão social e estimulante cultural. “A literatura amplia a visão e lhe permite enxergar o mundo de diversas formas. Por intermédio dos personagens, o leitor viaja por um mundo cheio de conhecimentos”, explica a docente.

A segunda palestrante foi professora mestre Fabina de Pinho. Ela abordou a necessidade da análise cultural no texto literário, ou seja, encontrar a melhor forma de entender e ensinar as características literárias aos alunos. Além disso, a docente falou sobre uma nova metodologia adotada por ela, que é adaptar ritmos atuais, como o funk, para usá-los como ferramenta de ensino, unindo os conhecimentos com a música: “Como profissional de Letras é importante trabalhar com a multiculturalidade”, conta.

O terceiro e último palestrante foi o professor mestre Sebastião Lindoberg, que também defendeu o uso da novas metodologias, como aulas multimídias e interativas, como uma ferramenta moderna e adaptada aos dias de hoje. O docente é graduado em Letras na UVA e retornou como palestrante, após cinco anos, para contar sobre a carreira de sucesso: “Voltar a Veiga tem um valor singular, pois está me permitindo uma troca de experiências com meus futuros companheiros de trabalho”, completa.

A Semana de Letras irá ocorrer até o dia 21 de outubro e contará com diversas palestras, minicursos, oficinas e mesas-redondas. Aos alunos presentes, são dados 15 horas de atividade complementar, para meio turno, e 30 horas, para horário integral.

Veja essa e outras matérias no Caderno Grande do NaTijuca.com