Com dois workshops, o restaurante explicou detalhes de pratos típicos

Redação NaTijuca

Na terça-feira (11/10) aconteceu, no Shopping Tijuca, workshops especiais do restaurante Santa Justa: doces portugueses e um delicioso arroz de palmito com camarão, mediados pela blogueira Liana Rangel e pelo gerente do restaurante, Márcio.

Santa Justa, antes conhecido como Da Silva, provou que mudou só de nome, continua com toda sua equipe, funcionando a todo vapor e com amor ao restaurante. O local traz pra Tijuca um agradável espaço e pratos, doces e salgados, típicos da culinária, transportando o público para as mais belas paisagens e os mais deliciosos segredos da culinária de Portugal.

O primeiro workshop ficou ao encargo do Chef Confeiteiro Inácio, com mais de 20 anos de carreira, e que revelou a facilidade de fazer uma sobremesa típica portuguesa ao ensinar ao público o famoso ‘Encharcada’, doce que leva somente ovos, água, açúcar e baunilha.

O Chef deu dicas preciosas para o preparo correto, que muito se assemelha com fios de ovos. O segredo está na velocidade em que se acrescentam os ovos a mistura quente de água, açúcar e baunilha (veja o vídeo abaixo!).

Outro ponto relevante é deixar os ovos escorrerem por uma peneira, sem força-los a descer, somente estourando as gemas com um garfo. Ainda sugeriu diversos tipos de serviços, como gratinar a sobremesa, tanto no forno, quanto com o maçarico, adicionar canela ao seu preparo ou até mesmo como recheio de um bolo.

O público pôde, ainda deliciar-se com o doce preparado na hora, uma prévia do que o restaurante serve.

O segundo workshop ficou nas mãos dos responsáveis por todos os pratos da Casa, o Chef Geral José Almir e o Chef da unidade Tijuca José Francisco da Costa. Eles prepararam o Arroz de Palmito com Camarão, prato também típico da região e perfeito, segundo o Chef José Almir, para reuniões de domingo, com toda a família em volta da mesa.

O prato aproxima-se de um risoto, porém leva leite e creme de leite em seu preparo. Uma dica importante, de acordo com o Chef, é nunca temperar os camarões com alho, somente cebola e manteiga. Dourá-los até o tom rosado começar a aparecer, e aí sim, adicionar os demais temperos, como caldo de legumes e caldo de peixes, pimentas vermelhas e molho de tomate.

O segredo deste prato está na quantidade de vinho branco que é adicionada aos camarões, somente uma pitada, para agregar sabor e “limpar” a panela. O prato é finalizado com queijo parmesão e palmitos e, por incrível que pareça, não leva sal.

Todos os pratos são servidos no restaurante e estão com preços especiais até 30/10.

Veja essa e outras matérias no Caderno Grande do NaTijuca.com