{flike}

De acordo com denúncia, donos de animais estão utilizando a Praça da Medalha Milagrosa como um ‘parcão’.

Criada para funcionar como espaço de lazer, a quadra da Praça da Medalha Milagrosa, na esquina das ruas Doutor Satamini e Matoso, na divisa entre a Praça da Bandeira e a Tijuca, tornou-se alvo de uma disputa de território.

Segundo queixas de moradores e frequentadores, o local foi invadido e tem sido usado como uma espécie de parque para cães. O professor de educação física Antonio Sérgio Guimarães afirma que donos de cachorros levam seus animais para passear e fecham o portão da quadra para poder usá-la livremente.

“O local é invadido diariamente. Os cachorros urinam e defecam na quadra. Até mesmo a ginástica da terceira idade, promovida pela prefeitura, precisou mudar de lugar, pois as senhoras estavam tendo micoses. A garotada e os adultos também estão sendo impedidos de jogar bola”, desabafa Guimarães. 

Certa vez cheguei a contar 26 cães soltos dentro da quadra ao mesmo tempo. Há de todas as raças, inclusive as mais agressivas.
Redação NaTijuca 

 

Segundo o morador, o pior dia é o domingo, principalmente por volta das 7h.

“Certa vez cheguei a contar 26 cães soltos dentro da quadra ao mesmo tempo. Há de todas as raças, inclusive as mais agressivas. Já vi briga entre os cachorros. Ano passado procurei algumas vezes a subprefeitura para relatar o problema, mas não tive resposta”, completa o professor.

Atualização NaTijuca:

A Subprefeitura da Grande Tijuca vai colocar em prática um projeto de remodelação da Praça Euzébio de Oliveira (Praça da Medalha Milagrosa), onde haverá espaço de lazer para todos. O projeto conta com a instalação de um Parcão, mais brinquedos para as crianças e a implementação do Projeto Rio em Forma – projeto que permite a inclusão social por meio de atividades esportivas, no local.

Segundo o subprefeito da Grande Tijuca Marcio Ribeiro, há um projeto em elaboração da Subprefeitura da Grande Tijuca para a revitalização das praças da região.

“A perspectiva é que em 2015 as praças dos bairros da Tijuca, Andaraí, Maracanã, Vila Isabel, Grajaú, Alto da Boa Vista e Praça da Bandeira sejam revitalizadas. Em 2014, algumas praças como a Xavier de Brito, conhecida como a Praça dos Cavalinhos, e a Praça Edmundo Rego, no Grajaú, tiveram os brinquedos consertados, plantação de mudas, restauração de grades, poda de árvores, entre outros. Queremos estender estes serviços de restauração para todas as praças da Grande Tijuca”, confirma Marcio Ribeiro.

Por Rodolfo Mageste/O Globo

 

Veja essa e outras matérias no Caderno Grande do NaTijuca.com