Evento realizado na VIII Região Administrativa contou com a doação de bicicletas ao Programa, realizada por Moradores da Região.

Encontros acontecem sempre para aproximar a População das Autoridades Públicas

Por Redação do NaTijuca

Tijuca – Na noite da última quarta-feira (18/09) na VIII Região Administrativa, ocorreu a 5ª Roda de Conversa com o Tema Operação Tijuca Presente.

O objetivo desse evento foi a apresentação do novo Coordenador da Operação, o Capitão Fábio dos Santos Bomfim, que ampliou os conhecimentos sobre o Programa e esclareceu dúvidas comuns à População do Bairro.

Yolanda Bracannot, Adminstradora Regional – Foto: NaTijuca.

O evento também contou com a cerimônia de doação de 9 bicicletas ao Programa. Doação feita pelos Moradores do entorno da Praça Barão de Corumbá, Rua Andrade Neves, Rua Homem de Melo e adjacências. Esta ação foi intermediada pela Nova Tijuca, a Associação Empresarial e de Moradores da Grande Tijuca.

Yolanda Braconnot, a Administradora Regional, apresentou o Capitão Bomfim e conduziu as perguntas. Além de moradores e membros da Associação Nova Tijuca, também estavam presentes representantes do Rotary Club Tijuca, do Jornal NaTijuca, o ex-comandante do 6° BPM, o Tenente-coronel Márcio Rocha, entre outros.

Capitão Bomfim, Comandante da Operação Tijuca Presente

Histórico na Polícia Militar
Após uma breve retrospectiva da Operação Tijuca Presente, que chegou ao bairro em 03 de Janeiro deste ano, Capitão Bomfim assumiu a palavra, contando um pouco do seu histórico na Polícia Militar.

Nascido e criado no Complexo do Lins, estudou no tradicional Colégio Pedro II e na UERJ. Ingressou na Academia de Oficiais se formando em 2008.

Iniciou a sua trajetória na Polícia Militar passando pela Coordenadoria de Polícia Pacificadora tendo comandado a UPP do Andaraí, permanecendo nesta até 2012, quando fez o curso para o Batalhão de Polícia de Choque.

Neste Batalhão permaneceu até o final de 2017. Em 2018 foi convidado para trabalhar à disposição da Secretaria de Governo onde foi Coordenador Militar na Operação Lei Seca, até ser convidado para o Programa Segurança Presente (vinculado à mesma Secretaria) em maio deste ano, como Comandante do Programa Leblon Presente.

Reunião diária na Base da Operação Tijuca Presente

A partir de primeiro de Agosto último, Capitão Bomfim assumiu o Comando do Tijuca Presente, afirmando que desde então, tem desenvolvido o trabalho próximo a moradores e comerciantes resgatando a sensação de segurança tão esperada pela população local.

Composição e Modalidades de Policiamento
Capitão Bomfim explicou que, como modalidade de policiamento, a Operação conta com o policiamento à pé, o policiamento motorizado através de motocicletas, viaturas padrão, Van e policiamento através do uso de bicicletas.

Sobre a composição da Operação Tijuca Presente, ela é composta por Militares, Agentes Civis e Assistentes Sociais. Os Militares são formados por Policiais Militares na ativa e aposentados, também denominados como Reserva Remunerada, que foram convidados à participar do Programa.

Os Agentes Civis são todos egressos das Forças Armadas, respeitando o requisito mínimo de 2 anos nas Forças Armadas e não ter estado ausente nos últimos 3 anos do exercício eleitoral.

Estatísticas do Tijuca Presente
Estatisticamente, desde o início da Operação Tijuca Presente, foram 161 prisões através de mandados judiciais cumpridos, que são basicamente pessoas que estão evadidas do Sistema Carcerário, ou que de alguma forma estejam devendo, seja pela Lei Maria da Penha, ou por qualquer outro motivo. Como exemplo, Capitão Bomfim mencionou que essa semana, foi efetuada uma prisão pelo Tijuca Presente, de um cidadão com um mandado judicial pendente por Homicídio do Estado de Sergipe.

No entanto, se todas as modalidades de prisão forem contabilizadas, como prisão em flagrante, roubo, furto, chegamos ao número de 305 prisões em 8 meses. São número expressivos mas que infelizmente demonstram que o entorno da Praça Saenz Pena estava um tanto caótico. Os meliantes estavam se sentindo à vontade para cometer delitos nesta região. E graças ao bom trabalho inicialmente desempenhado pelo Major Hora e posteriormente pelos demais Comandantes, a Operação conseguiu reduzir em muito o poder de atuação desses criminosos.

No mês de Agosto, o Tijuca Presente bateu o recorde de prisões em 1 mês comparado à todas as demais Operações do Programa Segurança Presente, alcançando a marca de 43 presos em 30 dias. Esse resultado só foi possível graças ao grande comprometimento das pessoas envolvidas, sejam Assistentes Sociais, Agentes Civis, Militares e a População através da contribuição através de informações.

Doação de Bicicletas
Sobre a doação das bicicletas pelos Moradores, Capitão Bomfim se mostrou extremamente grato, pois as 9 bicicletas doadas vão atender em muito à Operação, que contava com apenas 6 bicicletas que já apresentavam desgastes pelo uso.

Os moradores da Região do entorno da Praça Barão de Corumbá demonstraram total confiança no Programa Tijuca Presente e elogiaram o Capitão Bomfim por transmitir de forma clara e objetiva os detalhes da Operação.

Yolanda Bracanoot, Capitão Bomfim, Moradores que doaram as bicicletas e Marco Cerva à direita, representante da Associação Nova Tijuca

Outro ponto levantado foi sobre a área de atuação da Operação Tijuca Presente. Devido ao Programa ter sido originado através de uma Parceria do Governo do Estado com a Fecomércio, estabeleceu-se que as áreas de atuação seriam as que apresentassem maior concentração comercial. Proporcionando uma redução nos roubos e furtos de rua, o Batalhão da área teria massa de manobra para alocar o Policiamento em pontos estratégicos, de acordo com a necessidade.

No caso da Tijuca, a área de atuação corresponde a todo o entorno da Praça Saenz Pena.

E para que essa atuação seja o mais eficiente possível, o Capitão Bomfim faz um convite à População. Hoje existe um grupo de WhatsApp administrador pelo Capitão e formado por Comerciantes e Moradores do entorno da Praça Saenz Pena, com o compromisso de transmitir informações que possam auxiliar nas atividades diárias da Operação. Aquele morador, comerciante que conhece bem o local onde vive e/ou trabalha, que por vezes consegue identificar uma situação suspeita no local, assim como a presença de pessoas em situação de risco, são convidadas a integrar esse grupo.

Como há limitação de pessoas, até 256 no grupo, pede-se que os interessados em participar estejam empenhados em contribuir com informações. Os interessados devem enviar uma mensagem de WhatsApp para o número (21) 97990-0099 informando desejar fazer parte do grupo Amigos Tijuca Presente, informando Nome e se é Morador ou Comerciante do entorno da Praça Saenz Pena.

Ao final do encontro, Capitão Bomfim destacou a importância da integração entre forças de Segurança e a sociedade em busca de uma Segurança Pública mais eficaz. Agradeceu as diversas demonstrações de carinho e respeito ao Trabalho do Tijuca Presente. O evento ainda contou com a presença do ex-comandante do 6º BPM, Tenente-coronel Márcio Rocha, que elogiou o trabalho do Capitão Bomfim e todos os envolvidos na Operação Tijuca Presente, fazendo sugestões relevantes, assim como foi feito por todos os presentes.

Capitão Bomfim e o ex-comandante do 6ºBPM, o Tenente-coronel Márcio Rocha.

O Sucesso das Parcerias Público-Privadas
Jaime Miranda, presidente da Associação Empresarial e de Moradores Nova Tijuca afirma:

– “As parcerias público-privadas são importantes alternativas para a solução de problemas emergenciais onde o Estado não consegue atuar, principalmente por falta de recursos. A mobilização dos moradores do entorno da Praça Barão de Corumbá adquirindo bicicletas e as doando ao Tijuca Presente, vai além da viabilização de recursos para o dia a dia da Operação. Transmite o sentimento de que todos nós podemos fazer a nossa parte”.

Jaime Miranda, o segundo da esquerda para a direita, com comerciantes do Bairro.

Vivian Guinzani, moradora e criadora do Jornal Online NaTijuca, complementa afirmando que, uma vez que a População toma conhecimento das dificuldades enfrentadas por aqueles que tentam fazer o seu trabalho tanto na área da Segurança, quanto na área da Assistência Social, por exemplo, toma o problema para si passando a fazer a seguinte pergunta: “O quê eu posso fazer para ajudar?”.

Vivian Guinzani, criadora do Jornal NaTijuca e o Capitão Bomfim.

Serviço:
A Base da Operação Tijuca Presente fica na Praça Saenz Pena, Tijuca. A VIII Região Administrativa se encontra na Rua Desembargador Isidro, nº 41, Tijuca.