‘É uma das raras oportunidades onde o morador pode pegar o microfone, e de frente as Autoridades locais, colocar as suas reivindicações, as suas reclamações’ afirma Jaime Miranda, Presidente da ACIT – Reprodução

Encontro promove maior comunicação entre órgãos de segurança pública e moradores da região.

A reunião que ocorre mensalmente, foi feita no Colégio Adventista, e contou com o presidente da Associação Comercial da Grande Tijuca e Consultor Editorial do Jornal NaTijuca, Jaime Miranda, a delegada da 18ª DP, Dra. Elisa Borboni, a delegada da 19ª DP, Dra. Cristina Onorato, o delegado da  20ª DP, Dr. Rodrigo Bichara e com o Comandante do 6º Batalhão, Luiz Claudio dos Santos.

Jaime Miranda, Presidente da Associação afirma: “É uma reunião muito importante e principalmente democrática. É uma das raras oportunidades onde o morador pode pegar o microfone, e de frente as Autoridades locais, colocar as suas reivindicações, as suas reclamações”.

Após a apresentação dos delegados, com comentários sobre a expectativa para cada região, o Comandante Luiz Claudio dos Santos apresentou as estatísticas de criminalidade da região, onde foi possível perceber a diferença entre os dados e a realidade sobre assaltos e furtos na rua, devido à baixa procura da população a denunciar esse tipo de crime.

O comandante comentou, também, sobre as dificuldades da corporação e o tamanho do efetivo. O efetivo da delegacia e da PM é pequeno e estão com dificuldades na manutenção de seus carros. A Secretaria de Segurança do Estado sugeriu uma parceria com as oficinas do bairro, questão sem adesão até o momento, para efetivar essas manutenções das patrulhas.  O sexto batalhão, inclusive, está com problemas estruturais em seu prédio.

A AIPS, Áreas Integradas de Segurança Pública, pretende ampliar a segurança ao morador local, com operações em conjunto com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, com ações de ordenamento urbano, acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, bem como usuários de drogas e materiais indevidos.

Além disso, uma integração com as UPPs com a implantação de policiamento ao longo da Rua Conde de Bonfim, a fim de proporcionar ao cidadão maior segurança no deslocamento, com mais pontos de policiamento preventivo.

A reunião conta com a participação de moradores, que tem a oportunidade de levar suas reinvindicações para as autoridades presentes no local. A PMERJ, inclusive, criou um novo meio de comunicação com a população, através de um numero de WhatsApp (21) 99545-4424, aumentando a velocidade da informação, a instituição também recebe denúncias com fotos e vídeos, para atuar ainda mais rápido no combate à criminalidade, garantido o sigilo ao denunciante.