Doações podem ser feitas até o dia 16 de dezembro na sede do hospital, na Tijuca

Fonte por Redação NaTijuca

Projeto social mantido pelo Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF), a Missão Amor que Cura realiza campanha de doação de alimentos e de brinquedos novos para ajudar moradores do antigo aterro sanitário de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias. A campanha, organizada por voluntários, conta com a solidariedade da população para fazer uma festa especial de Natal, no sábado (17/12), contemplando cada família com as doações.

A ação promete levar alegria e esperança a cerca de 500 adultos, jovens e crianças da comunidade com diversas atividades, como teatro, música, ceia comunitária e até a presença de Papai Noel. Um dos pontos altos do evento é a apresentação do musical Filho de Deus, Menino Meu, da comunidade católica Shalom. O espetáculo mambembe mescla teatro com vários elementos de arte e diversidade musical, que vai do tango ao pop. A peça remete à história de um grupo de andarilhos, a Trupe da Encarnação, que encena mundo afora o nascimento do Filho de Deus, prendendo a atenção do público com uma mensagem alegre e bem humorada.

Com três consultórios e uma pequena farmácia, a Unidade Móvel de Saúde do projeto Missão Amor que Cura estará à disposição para o atendimento dos moradores. O veículo foi doado pela ONG Mais Saúde e permite que as pessoas recebam assistência médica, além de medicamentos necessários para cuidar da saúde. Em novembro, 107 adultos e crianças do Jardim Gramacho foram atendidos, pela primeira vez, pela Unidade Móvel de Saúde.

Como fazer a doação

Para participar da campanha, basta fazer sua doação de alimentos, brinquedos novos ou recursos financeiros até o dia 16 de dezembro, na sede do hospital (Rua Conde de Bonfim, nº 1033, Tijuca). A contribuição irá ajudar na elaboração da ceia, na distribuição dos presentes e na compra de materiais para a comemoração natalina. Informações pelo telefone: (21) 2571-6242.

Outra forma de contribuir é sendo voluntário do projeto Missão Amor que Cura. O HSF realiza ações sociais mensais não apenas nas comunidades de Duque de Caxias, mas também com moradores em situação de rua da Tijuca e do Centro do Rio de Janeiro.

A Missão Amor que Cura

Criada em março de 2015 pelo HSF, a missão Amor que Cura tem como objetivo levar amor e esperança de uma vida melhor para centenas de pessoas em situação de extrema pobreza. Sob a coordenação de Frei Paulo Batista, voluntários, de profissões e culturas diversas, religiosos e leigos, unem-se para dedicar o melhor àqueles que, em meio a tantas injustiças e desigualdades, tornaram-se ‘invisíveis’ para a sociedade.

Os mutirões de solidariedade dividem-se em quatro áreas principais de atuação: Saúde, Visitas Domiciliares, Espiritualidade e Recreação Infantil. A cada visita à comunidade, médicos, enfermeiros, dentistas e outros profissionais de saúde realizam atendimentos diversos para homens, mulheres e crianças da região assistida. A equipe de Recreação Infantil é responsável por levar alegria para criançada, a partir de brincadeiras, gincanas, atividades educativas lúdicas e distribuição de brinquedos.

Visitas domiciliares são feitas por um grupo de voluntários do projeto, que levam carinho, uma palavra amiga e atenção às necessidades de cada pessoa. Nelas, também são realizados curativos e outras pequenas atividades de saúde. Além disso, os voluntários auxiliam aqueles que estão em busca de uma vaga no mercado de trabalho com orientações gerais, triagens e elaboração de currículo.

A Espiritualidade é um dos pilares do trabalho da missão Amor que Cura. Por ser um projeto do Hospital São Francisco na Providência de Deus, gerido pela Associação São Francisco de Assis na Providência de Deus, uma entidade filantrópica católica sem fins lucrativos, dedicada a acolher, cuidar e servir àqueles que mais precisam, em todas as missões há celebração de missa, orações, orientações e assistência religiosa. O Amor que Cura também conta com voluntários que atuam no Ministério de Música.

Além das atividades na comunidade de Jardim Gramacho, o projeto realiza ações semanais nas ruas da Tijuca e do Centro da Cidade, no Rio de Janeiro, levando carinho, sopa e agasalhos para as pessoas em situação de miséria.

Para saber mais sobre o projeto, acesse o site amorquecura.org ou facebook.com/amorquecura.rj.

Veja essa e outras matérias no Caderno Grande do NaTijuca.com