Na próxima terça, 15, grupo tratará questões da vida cotidiana.

Fonte por Redação NaTijuca

Vai começar esse mês um grupo de prática de CNV na Tijuca com facilitação da Luiza Toschi e do Thiago Saldanha. Na próxima terça-feira, 15 de agosto, você terá a chance de experimentar um pouquinho deste trabalho.

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/640567169485105

C-N-o quê?

A CNV é uma pesquisa do psicólogo americano Marshall Rosenberg, que trata do estabelecimento de uma conexão empática em nossas relações. Ele entende que sempre temos necessidades similares, o que nos difere são a forma como buscamos proteger o que pra nós é importante e por isso surgem os conflitos.

No Brasil, a CNV é base, por exemplo, dos Ciclos Restaurativos de Justiça que mediam situações de crimes e julgamentos, além de projetos sociais e educativos. Dominic Barter é uma de nossas referências.

O formato dos grupos de prática vem sendo uma pesquisa de Kiu Coates, que tem feito muitos grupos na Zona Sul. Com seu apoio, estamos firmando este grupo na Tijuca.

Como funciona o grupo?

Vamos reunir pessoas interessadas em cuidar melhor de suas relações consigo, com o outro e com o mundo. Escutamos mesmo o que o outro está querendo nos dizer? Sabemos o que queremos comunicar? Vamos olhar a forma como comunicamos por outras lentes e usando uma linguagem diferente.

Formato:
Grupo: entre 15 a 25 pessoas
Encontros semanais: terças, das 19h às 22h
Lanche: Colaborativo
Período: 4 meses – 16 encontros
Datas:
15 de agosto – apresentação aberta a todos
22 de agosto – o grupo será fechado com aqueles que toparem participar de 16 encontros (até 5 de dezembro).

Custo?

O grupo trabalha com contribuição consciente, ou seja, não tem um valor fixo para o participante. Esta é uma estratégia para que possam incluir pessoas que à princípio pensariam que não poderiam participar de um grupo como esse por falta de recursos. Sabendo que esta é uma opção confusa diante da nossa rotina em que tudo tem um preço fixo. Nesse grupo procura-se investigar como podemos lidar com o dinheiro de forma não excludente. Por isso cada participante vai escolher o valor que vai pagar por mês de acordo com a sua saúde financeira.

Veja essa e outras matérias no Caderno Grande do NaTijuca.com