Dois aparelhos de colonoscopia foram roubados na madrugada do dia 26.

Fonte por Jornal Agência Brasil

Foto: Reprodução/TV Record

A Polícia Civil investiga, nesta terça-feira (26), o roubo de dois aparelhos de colonoscopia, usados para detectar doenças como câncer, no Hospital Universitário Pedro Ernesto, situado em Vila Isabel, Zona Norte do Rio. O crime aconteceu na madrugada de hoje. A unidade de saúde é administrada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

Funcionários estão sendo chamados para prestar depoimento na 20ª DP (Vila Isabel) e agentes realizam diligências em busca de imagens de câmeras de segurança.

Se não bastasse o roubo de equipamentos importantes, o hospital vem sofrendo com a grave crise financeira que atinge o Estado desde 2015. Segundo funcionários, a direção orientou que os médicos liberem os pacientes que possam terminar o tratamento em casa. Novos pacientes não serão aceitos na unidade e o centro cirúrgico vai fazer procedimentos somente nas pessoas que já se encontram internados.

Nos últimos dias, o Hospital Pedro Ernesto funciona parcialmente em decorrência dos atrasos nos repasses de verbas do governo. A crise afeta principalmente o pagamento de funcionários terceirizados do setor de limpeza e segurança. Eles estão com salários atrasados há mais de dois meses e sem receber a segunda parcela do décimo terceiro. Também há paralisação de serviços na lavanderia, falta de insumos, greve dos alunos residentes de várias áreas, como Medicina, Nutrição e Serviço Social. O grupo está com o pagamento atrasado desde o último dia 21.

O governador Luiz Fernando Pezão disse hoje que pensa na possibilidade de repassar a gestão do hospital para a Secretaria Estadual de Saúde (SES). “Com a racionalização de custos na saúde, quero fazer uma parceria para ajudar o Pedro Ernesto a sair da crise”, afirmou, sem dar detalhes.

 

Veja essa e outras matérias no Caderno Grande do NaTijuca.com