Natureza. Crianças se divertem com recreadora no Quintal Brincante – institutotear / Divulgação/Instituto Tear

Confira lista de clubes, academias e espaços culturais que oferecem recreação lúdica e atividades esportivas

Por O Globo

As férias escolares de meio de ano chegaram e, junto com elas, a urgência dos pais em oferecer à criançada entretenimento. Por toda a região, não faltam opções de colônias de férias, com atividades em espaços abertos ou fechados e para várias idades.

A unidade tijucana da Oficina de Desenho Daniel Azulay e a Casa de Cultura Luiz Januário fizeram uma parceria para oferecer a colônia co “Era uma vez, um mundo feito de cores, fantasias, diversão e muita alegria!”. Nela é oferecido aos pequenos a oportunidade de vivenciar diferentes universos artísticos, como música, teatro, literatura, culinária, cinema e, principalmente, artes visuais, com o objetivo de explorar a criatividade e aprimorar o talento.

— Trabalhamos sempre desenvolvendo as percepções, a oralidade e a coordenação. Nesse ano, mergulharemos no mundo encantado da imaginação, conhecendo diversas histórias, aprendendo, brincando, sonhando e construindo conceitos próprios do mundo em que vivemos. A idade sugerida é de 5 a 10 anos — diz o coordenador Bruno Bento.

Na atividade oferecida está incluído um lanche por dia. No caso de irmãos, um deles tem 20% de desconto no pacote semanal ou 10% na diária. Alunos da Oficina de Desenho têm 10% de desconto no pacote semanal ou na diária e, ao contratar um pacote com as 2 semanas, o aluno ganha 10% de desconto no valor da segunda.

Com o tema “Quintal Brincante”, o Instituto Tear convida crianças de 4 a 10 anos para viver grandes aventuras unindo arte e natureza. Brincadeiras tradicionais, jogos de faz de conta, artes plásticas, música, circo, pinturas com a terra, imersões na horta, banho de mangueira (se o tempo esquentar) e leituras nos “pés-de-livro” são algumas das atividades vivenciadas no quintal do Tear.

— Nossa proposta é proporcionar às crianças, de forma lúdica, práticas ligadas à ecologia e à arte. São 38 anos de experiência em arte e educação, que garantem vivências divertidas, educativas, seguras e inesquecíveis para as crianças. Os recursos arrecadados através da colônia de férias e dos cursos de formação contribuem com a sustentabilidade das ações sociais do instituto de Arte Tear — diz a coordenadora Maria Clara Borges, que oferece 10% de desconto para um irmão, exceto para diárias.

A Colônia de Férias do Sesc-Tijuca, para crianças dos 6 aos 12 anos, oferece atividades que combinam esporte e lazer, entre jogos cooperativos, oficinas de freestyle, jogos de mesa, vôlei, basquete, futsal, entre outros.

— É ano de Copa e esse foi o tema escolhido como norteador da programação — afirma o gerente de Lazer do Sesc RJ, Fernando Alves.

Na sua 50ª edição, a Colônia de Férias do Tio Vital, no Tijuca Tênis Clube, para crianças de 2 a 12 anos, alia tradição a diversão.

— O foco é o esporte, mas sem cobranças. As crianças aprendem as modalidades brincando — diz Tio Vital.

A colônia da Bússola Kids acontecerá em dois lugares da região: Grajaú Country Club e Clube Monte Sinai. Além das brincadeiras e esportes tradicionais, as crianças, de 3 a 12 anos, podem experimentar circular por diferentes universos como: dança, música, jogos de dramatização, artes, literatura, culinária, teatro e esportes de aventura. A alimentação é incluída e as turmas são divididas por faixa etária.

Na Colônia de Férias Arte e Movimento, realizada na Academia Evidence, no Grajaú, crianças de 3 a 10 anos participam de oficinas de pintura, reciclagem, artesanato, costura e culinária. As aulas incluem circuitos funcionais e atividades de estímulo à psicomotricidade, orientadas por educadores físicos especializados no público infantil.

Tem colônia até com treinamento funcional

A Colônia de Férias Arte e Movimento preparou duas semanas inteiras de atividades para a garotada com treinamento funcional, jogos, oficinas de pintura, reciclagem, artesanato, costura e culinária. As colônia acontece na Academia Evidence, no Grajaú.

A colônia é destinada a crianças de 3 a 10 anos e tem como diferencial o treinamento funcional diário. As aulas incluem circuitos funcionais e atividades de estímulo à psicomotricidade, orientadas por educadores físicos especializados no público infantil.

O objetivo da Colônia Arte e Movimento é motivar a criatividade, a concentração, o equilíbrio e as habilidades motoras, provando que a prática de exercícios pode ser muito divertida.

— As crianças de hoje estão presas à televisão, ao vídeo game, celular e computador. Por isso é fundamental incentivar as atividades físicas desde cedo, mas de forma lúdica, dinâmica, de maneira que desperte o interesse delas. Conforme vão avançando nos treinamentos, ganham condicionamento e habilidades, alcançando a preparação física adequada e o desenvolvimento psicológico e emocional para sua faixa etária — explica a coordenadora da Colônia de Férias Arte e Movimento, Claudia Fernandes.

Já a Colônia de Férias Gecrear na região acontece em duas locais: no Colégio Batista e no Colégio Marista São José, que também está aberto para crianças com necessidades especiais,..

Entre as atividades estão: oficinas artísticas, jogos de raciocínio, gincanas, festas temáticas, caça ao tesouro, atividades radicais com uso de materiais específicos (hoverboard,arco e flecha, slackline) e etc

São recriadas e inventadas muitas brincadeiras e piques, desenvolvendo diversas atividades aquáticas. É procurado também explorar toda criatividade da criança. As atividades levam a criança a sonhar, a libertar a criatividade, a aprender a falar e a ouvir, esperar a sua vez e principalmente partilhar. Desenvolver a linguagem, despertar o interesse e o raciocínio, valorizar a existência de outros seres vivos, reconhecer formas, cores e materiais e reaproveitar o lixo, além de muita brincadeira e diversão.