Empresa que coleta roupas da lavanderia executa o serviço durante a madrugada

Fonte por Stéfano Salles para Jornal O Globo

As noites de sono dos moradores vizinhos ao Hospital Israelita Albert Sabin, na Rua Professor Gabizo, no Maracanã, voltaram a ser mais curtas. A Rede Lav, lavanderia pertencente à Rede D’Or que cuida da rouparia da unidade de saúde, tem feito coletas e entregas durante a madrugada, de três a quatro vezes por semana, sempre no horário entre 3h e 5h. Após denúncia do Jornal, em novembro do ano passado, a empresa passou a realizar a operação em horários diurnos, mas a paz e o sono tranquilo dos moradores duraram menos de dois meses.

— Ninguém aqui acreditou quando a barulheira dos carrinhos sendo empurrados retornou. A situação só se resolveu com a reportagem. A prefeitura não fez nada. Desculpe pelo trocadilho, mas ela só lavou as mãos para o problema da lavanderia — reclama Cláudia Maria, moradora de um prédio vizinho, na Rua Lúcio de Mendonça. — Já teve uma senhora que desceu e bateu boca. Um taxista que veio pegar uma moradora, às 5h30m, discutiu feio também. Não tinha por onde passar, porque o caminhão fechou a rua. Voltamos a fazer reclamações na prefeitura e no hospital. Mas ninguém liga para essa total falta de respeito.

Procurada, a Secretaria municipal Especial de Ordem Pública (Seop) informou que o assunto é uma atribuição da Guarda Municipal. O órgão, por sua vez, não respondeu aos contatos feitos pelo Jornal até o fechamento desta edição.

Já a administração do Hospital Israelita Albert Sabin informa que a lavanderia trocou os horários de prestação dos serviços por conta própria e lamenta os transtornos causados aos vizinhos do hospital. A unidade informa ainda que já combinou junto à empresa prestadora de serviços um novo horário, durante o período diurno.

 

Veja essa e outras matérias no Caderno Grande do NaTijuca.com