O interior da Uerj, no campus Marananã – Pablo Jacob / Agência O Globo / Arquivo / 04/12/2017

Professores vão retomar atividades do primeiro semestre de 2017

Fonte por O Globo

Após mais de três meses de greve, professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) retomam nesta segunda-feira as aulas relativas ao primeiro semestre de 2017. Os docentes vão fazer uma reunião para definir o calendário do período letivo do ano passado. Eles decidiram suspender a greve iniciada em 3 de outubro do ano passado.

Ao Bom Dia Rio, da TV Globo, Guilherme Abelha, da Associação de Docentes da Universidade do Estado do Rio Janeiro (Asduerj), explicou que o encontro vai discutir questões relacionadas a disponibilidade dos estudantes:

“Os estudantes têm direito a fazer trancamentos e garantir que não fiquem inscritos em disciplinas que não tenham mais condições de cursar. São condições para evitar prejuízos ainda maiores”, explicou o professor, dizendo que os docentes ainda estão inseguros quanto às condições do pagamento dos salários por parte do governo e dos prestadores de serviços terceirizados, como o bandejão, a limpeza e a segurança e manutenção do prédio.

A retomada das aulas foi decidida na quarta-feira passada. De acordo com a Associação de Docentes da universidade, 350 professores estiveram reunidos na assembleia, e a maioria optou pelo fim da paralisação. Segundo a instituição de ensino, os funcionários de áreas técnicas e administrativas, que também estavam em greve, também vão voltar ao trabalho nesta segunda-feira.

Em nota, a Uerj disse apenas que “a greve dos professores foi encerrada”.