Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) desde a última quinta-feira, 28, a ação “Cuidar da Cidade” – realizou mutirão de serviços de zeladoria da Secretaria Municipal da Casa Civil para atender áreas de maior concentração de chamados via Central 1746.

Ação durou três dias e teve saldo positivo para a Praça

Pelo terceiro dia consecutivo, agentes da Prefeitura do Rio participaram neste sábado, dia 30, de uma força-tarefa de ordenamento na Praça Saens Peña e adjacências, na Tijuca, Zona Norte da cidade. Somente ontem, entre as atividades realizadas, a fiscalização do comércio ambulante resultou na retirada de 14 vendedores não autorizados – orientados a buscar regularização -, e na autuação de três autorizados que estavam em desacordo com o especificado em suas licenças. 

Outros resultados – Estabelecimentos comerciais também foram alvo da ação. A Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização (CLF, da Secretaria Municipal de Fazenda) vistoriou oito lojas realizando orientação quanto ao padrão legal de espaço e exposição de mercadorias. Já a Vigilância Sanitária interditou um Hortifruti, pelo não cumprimento de exigência determinada em termo de intimação, e autuou um estabelecimento de um total de cinco inspecionados. 

 

Ainda na ação de ontem, a Assistência Social atuou em toda a praça e ruas próximas, abordando 27 pessoas em situação de rua. E a Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer), da Seop, removeu seis veículos estacionados em local irregular. A Guarda Municipal, outro braço operacional da secretaria, e a Polícia Militar – incluindo agentes do Tijuca Presente – apoiaram todo o trabalho, que também contou com equipes da Comlurb e CET-Rio.