Serviço de entrega no Hospital Israelita é feito de madrugada

Fonte por Stéfano Salles para Jornal O Globo

Desde o início de novembro, as noites de sono têm sido mais curtas nas imediações do Hospital Israelita Albert Sabin, na Rua Professor Gabizo, no Maracanã. E não se trata de um efeito do horário de verão, que encurta as noites. Pelo menos três vezes por semana, a lavanderia RedeLav, que presta serviços para o hospital, faz entregas e retiradas no horário da madrugada. Segundo moradores, mais precisamente entre 3h e 4h, a vizinhança é frequentemente acordada com o barulho dos carrinhos arrastados pelas calçadas.

Um morador de um dos prédios vizinhos aos fundos do hospital, que prefere não se identificar, afirma que tem vivido péssimas noites, já que começa a trabalhar às 6h, e duas ou três vezes por semana é despertado no meio da noite com a barulheira feita na rua.

— Nós vamos dormir naquela angústia, pensando: “Será que hoje tem?” O que estão fazendo é uma completa falta de respeito. Tem um morador que ficou responsável por fazer as reclamações, mas a prefeitura nada faz. Diz que o barulho não oferece riscos à saúde. Como assim? Não oferece risco porque o prefeito não mora aqui. Ou seja, isso não vai parar? Vão mesmo enfiar goela abaixo dos moradores? — reclama.

Procurada, a Secretaria municipal Especial de Ordem Pública (Seop) informou que o assunto é uma atribuição da Guarda Municipal. O órgão, por sua vez, não retornou as ligações da equipe do GLOBO-Tijuca até o fechamento desta edição. Apesar disso, a Rede D’Or, responsável pelo Hospital Israelita Albert Sabin e pela RedeLav, informou que, mediante as reclamações dos moradores, vai ajustar os horários de realização do serviço, durante o período diurno, para evitar transtornos aos vizinhos.

 

Veja essa e outras matérias no Caderno Grande do NaTijuca.com