Aulas começam em maio e acontecem no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro

A dança é o mote de oficinas gratuitas que acontecem de 4 a 11 de maio, no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, na Tijuca. Organizadas pelo coreógrafo André Bern – idealizador do projeto “Dança Carioca na Rede: corpo e memória” –, as aulas serão ministradas por profissionais de renome na área: Paulo Marques, Ligia Tourinho, Esther Weitzman, Morena Paiva e Giselda Fernandes.

Cada oficina conta com 15 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo site http://ctrlaltdanca.com/dcr/corpomemoria/oficinas.

Confira a lista de oficinas:

“Balé e Contemporaneidade”
Data: 04/05 (quarta-feira)

Professor: Paulo Marques
Horário: 10h às 12h
Na oficina, o professor utilizará a estrutura do balé clássico tradicional como princípio técnico para, a partir de seu aprimoramento, valorizar aspectos cênicos, tais como a respiração, a percepção do espaço e de si mesmo e as relações de peso/apoio/presença. As aulas são indicadas para bailarinos contemporâneos, professores e profissionais interessados em desenvolver-se técnica e expressivamente. Sua metodologia vem sendo desenvolvida ao longo de três décadas de exercício profissional.
Sobre Paulo Marques: iniciou sua carreira de dança e teatro em 1980 e, desde então, tem atuado como ator, bailarino, mestre de balé, coreógrafo, pesquisador em dança, ensaiador e diretor de movimento em importantes companhias de dança contemporânea e espaços de dança no Rio de Janeiro.

“Composição Instantânea em Dança: Vestígios da Memória e Dramaturgias do Momento”
Data: 05/05 (quinta-feira)

Professora: Ligia Tourinho
Horário: 10h às 12h
A construção de danças será estimulada através de jogos de improvisação. A efemeridade da dança e o instante de criação são atualizações das experiências vividas: esses serão os principais temas de trabalho desta oficina.
Sobre Ligia Tourinho: atriz, diretora, coreógrafa, dançarina e pesquisadora em Artes da Cena. Professora do Departamento de Arte Corporal (DAC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do curso de especialização em Sistema Laban / Bartenieff da Faculdade Angel Vianna. É doutora e mestre em Artes, e bacharel em Artes Cênicas – titulações obtidas na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

“Dança e Criação – Um Sopro de Ideias”
Data: 06/05 (sexta-feira)

Professora: Esther Weitzman
Horário: 10h às 12h
A oficina viabilizará um vasto material com o objetivo de potencializar um caminho embrionário de composição e pesquisa de linguagem, expandir e ampliar as possibilidades expressivas pertinentes aos elementos de um projeto artístico e pedagógico. A fim de estimular pesquisas, a oficina propõe a organização de conceitos para que profissionais e estudantes de dança elaborem seu discurso expressivo, individual, construindo sua própria trajetória. Dirigida a bailarinos, atores, criadores, atores, estudantes, é importante possuir alguma experiência corporal prévia para um aproveitamento satisfatório da oficina.
Sobre Esther Weitzman: especialista em Arte e Filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com formação em Dança pela Escola Angel Vianna. Seus eixos de trabalho são a criação coreográfica, a pedagogia da dança, além da formação de atores, bailarinos e coreógrafos. Dirige a companhia de dança que leva seu nome, a Esther Weitzman Companhia de Dança, e o Studio Casa de Pedra – Centro de Educação e Arte do Movimento.

“Dança Contemporânea Popular”
Data: 10/05 (terça-feira)

Professora: Morena Paiva
Horário: 19h às 21h
Possibilidades de conscientização corporal e despertar criativo do indivíduo são o foco desta oficina, que investe em princípios básicos de movimento, dança, ritmo e jogos de criação espontânea coletiva. Ao aliar métodos de improvisação a elementos das manifestações populares brasileiras – tradicionais e contemporâneas – pequenas células dançantes serão desenvolvidas. Além disso, utilizaremos as premissas de interação e apropriação performática dos lugares, observando a esfera conceitual que compreende o espaço como extensão do próprio corpo.
Sobre Morena Paiva: licenciada em Dança pela UniverCidade, complementou sua formação em diversos programas e residências artísticas. Interessa-se pela investigação das fronteiras entre arte erudita e cultura popular, buscando diálogos em constante colaboração com artistas visuais, performers e musicistas em criações autorais. Atua como professora de Artes Cênicas / Dança na 5a. Coordenadoria Regional de Educação (Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro), e de Expressão Corporal, na Escola de Teatro Martins Pena.

“Entre Sacos e Cisnes”
Data: 11/05 (quarta-feira)

Professora: Giselda Fernandes
Horário: 10h às 12h
A oficina conduzida por Giselda Fernandes, bailarina e coreógrafa de Os Dois Companhia de Dança, tem como finalidade abrir um espaço de experimentação de movimentos a partir de alusões ao solo “A Morte do Cisne”, criado para a bailarina Anna Pavlova (pelo coreógrafo Michel Fokine, em 1905), com o uso de sacolas plásticas como objeto-partner. A proposta insere-se na linha de pesquisa desenvolvida pela coreógrafa, que usa objetos banais do cotidiano em suas criações para o palco e performances de rua. A oficina carrega um importante discurso contemporâneo sobre questões ambientais ao usar objetos descartados em grande quantidade no dia-a-dia, subvertendo sua função em elemento estético. Dirigida a pessoas interessadas em processos criativos, a oficina receberá participantes com idade mínima de 14 anos.
Sobre Giselda Fernandes: bailarina e coreógrafa de Os Dois Companhia de Dança. Desde 2001, desenvolve o conceito de objeto-partner, para denominar o uso de objetos cotidianos como parceiros em suas criações coreográficas. Sua companhia possui um repertório de mais de 10 trabalhos, reconhecidos através de prêmios e editais públicos, com apresentações em espaços culturais e eventos de destaque. Além disso, Giselda é diretora artística do braço carioca do evento internacional Global Water Dances, focado nas relações entre dança e meio.

 

Veja essa e outras matérias no Caderno Grande do NaTijuca.com