Teatro Odylo Costa – Divulgação

Shows e cultura japonesas são destaques deste mês

Evento: Pelas Bandas da UERJ – 19/07/2018   às 18h30 
Show com Bandas B’Side Rockers e Banda Urgia
Local: Teatro Odylo Costa, filho

Praça Paris na Uerj: exibição + debate – 24/07/2018 às 14h
Exibição do Filme Praça Paris e roda de conversa com Lúcia Murat, cineasta e diretora do longa, e os pesquisadores Profa. Eleonôra Prestrelo – IP/UERJ e Profº Alexandre Sá ART/UERJ.
Local: Teatro Odylo Costa, filho

Palestra: WASHOKU – Culinária do Japão – 25/07 às 18h
Em comemoração aos 110 anos da imigração Japonesa no Brasil, o Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, o Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas do Japão, o Departamento de Letras Clássicas, Orientais (LECO/UERJ) e a Divisão de Teatro/DECULT/SR-3 convidam para a palestra: Washoku – Culinária do Japão. Considerando o aumento dos problemas de saúde no Brasil devido às taxas de consumo de sal, o evento irá abordar técnicas que utilizam elementos naturais, visando a redução do sal e gordura na alimentação. Após a palestra, haverá a demonstração das técnicas de culinárias e degustação de sushi.

Chefs participantes:
– Shin Koike : Embaixador da difusão da culinária japonesa no Brasil
– Eduardo Nakahara: O melhor sushiman do Brasil (2016) e finalista do World Cup Sushi (2017) e chef do restaurante Mitsuba, localizado na Tijuca – RJ
– Hirokazu Tomisawa – Embaixador da difusão da culinária japonesa e chef executivo do restaurante Yoshimura
– Naoyuki Yanagihara – Embaixador da difusão da culinária japonesa e vice-presidente das Escola de Culinária Yanagihara.
Local: Teatro Odylo Costa, filho 
Obs.: A participação na demonstração e degustação será somente mediante senhas.

Apresentação do grupo de tambores japoneses Ondeko-za.
Local: Teatro Odylo Costa, filho 
Ondeko-za foi formado em 1969 sob a direção de seu fundador, Den Tagayasu. O grupo foi originalmente criado na ilha japonesa de Sado, onde um grupo de jovens homens e mulheres se reuniram para seguir os ideais de Den Tagayasu. Desde então, o Ondekoza expandiu-se pelo Japão e pelo resto do mundo, popularizando o taiko ao longo do caminho. Eles são amplamente reconhecidos como um dos grupos que criaram as bases para o taiko como uma arte performática.