Costa Family, Agência de Viagens há mais de 10 anos na Tijuca, hoje nos dá essa dica de viagem, repleta de detalhes, que com certeza farão toda a diferença na sua próxima viagem!

Texto e fotografia: Rubem Sousa
Sabe a sensação do vento vindo de encontro ao seu rosto. O sentimento de liberdade. A momentânea excitação em descobrir algo novo? E ainda mais, saber que pode-se sentir mais do mesmo sentimento diversas vezes?!
Sim, viajar é como a primeira pedalada sem as rodinhas.
Em lugares amplos onde a limitação é apenas a distância que se vê, aqui é aonde sentimos o vento.
Estar em um lugar diferente, com pessoas diferentes e deixando de lado todo a rotina; aqui é aonde sentimos a liberdade.
Quando se vai além do rotineiro, encontramos lugares tão incríveis quanto podemos imaginar, aqui é aonde sentimos a excitação.
Viajar é sem dúvida um grande ganho! Pode-se dizer que não se leva bagagem, e sim que à traz, aqui é aonde sentimos o “quero de novo!”.
Introduções à parte, esse texto é para aqueles que querem conhecer esse lugar incrível que é a Bahia.
Abaixo você confere um pouco sobre a viagem que a Costa Family Travel® fez para conhecer ainda mais e criar roteiros sem iguais para que você, tenha a melhor experiência que esse lugar pode lhe oferecer!

Roteiro Base: Bahia – Salvador e Morro de São Paulo

Começamos com um voo direto do GIG — aeroporto internacional do Rio de Janeiro. Galeão — para o SSA — Aeroporto Internacional de Salvador —.

A duração do voo fica aproximadamente entre 1h40 a 2 horas.
Chegando em Salvador fomos recebidos pela Luck® Receptivo. Uma empresa parceira que faz a parte de oferece a todos os clientes a mais sólida experiência em turismo receptivo, com estruturas capazes de atender desde a individuais, grupos especiais, navios, grupos de incentivos e eventos de todos os portes, com serviços com padrão internacional.
Vale lembrar também que eles estão presentes em rotas turísticas em destinos como: Nordeste, Recife/Porto de Galinhas, Fernando de Noronha, Natal/Pipa, João Pessoa/Costa do Conde, Maceió/Maragogi, Salvador/Morro de São Paulo e Chapada Diamantina.
Seguimos com o traslado Luck® do aeroporto para o São Salvador Hotéis e Convenções.
Uma ótima opção para quem deseja um lugar mais calmo e não muito distante de pontos turísticos ou do aeroporto. O hotel se encontra na zona norte da cidade, próximo ao Salvador Shopping bem no novo centro comercial da cidade.
Tempo do aeroporto até o hotel varia entre 20 a 30 minutos com trânsito bom.

Dividido em dois ambientes, oferece cardápio a la carte e buffet com opções da cozinha regional. Elegante, agradável, menu delicioso, estacionamento cortesia para o almoço (sistema de Self Parking) das 12h as 15h, ambiente climatizado.

Todos os dias com: café da manhã de 6h as 10h, almoço de 12h as 15h e jantar de 18h as 22h.

Há também uma opção bem bacana se você curte pedalar. Em frente a recepção tem um posto de bikes Itaú. Ótimo considerando que há praias próximas, bares…

Para a orla “Jardim de Alah” por exemplo, se leva mais ou menos uns 30 minutos de caminhada.

Fechado o primeiro dia em Salvador.
Agora seguimos para a Praia do Forte. Tempo do hotel até a praia do forte fica entre 1h15 a 1h25. Pela estrada já podemos ver paisagens belíssimas acompanhando a Costa dos Coqueiros!

Ao chegar descemos na Vila da Praia do Forte, o coração desse lugar! Sem dúvida um belo de um “point” para todas as idades. A galera costuma passear sem compromisso, bater papo… “Beliscam” e bebem a vontade — o lugar é repleto de barzinhos, restaurantes… — além de aproveitarem para levar aquele suvenir esperto) há também muitas opções quando se fala de roupas e acessórios. Desde estilos descolados até grifes. Em resumo, diria que a Vila encanta a qualquer público.

Ainda na vila, temos a Capela de São Francisco de Assis, um dos cartões postais da Praia do Forte. A igreja fica em frente a Praia do Portinho. Sempre tem um pessoal mostrando que o futebol e um vôleizinho são de lei numa orla bela dessa.

Seguindo mais a frente, fomos visitar um projeto fantástico e até didático também. O Projeto Tamar.

Criado em 1982 com uma área de 10 mil metros quadrados cedida pela Marinha do Brasil, o projeto visa estudar e proteger as tartarugas marinhas no litoral brasileiro. Dentre 21 bases espalhadas pelo país, esta da Praia do Forte é a mais bem estruturada com tanques e aquários.

O lugar possui grande vida marinha: tartarugas, peixes, tubarões… Entre Dezembro e Fevereiro é possível presenciar a soltura de tartaruguinhas na praia — sempre há biólogos no local mostrando e contando sobre as espécies —.

Vista da orla na saída do Projeto Tamar na Praia do Forte:

Saindo da Praia do Forte fomos dar aquela calibrada no estômago (ninguém é de ferro) na Praia de Guarajuba — Guarajuba vem do tupi-guarani e é o mesmo que Garça Dourada, uma ave muito comum na região das lagoas —. 14km da Praia do Forte.

Guarajuba possui muitos restaurantes e é com certeza um ótimo lugar para degustar a gastronomia local!
Apesar do fato que o tempo estava meio nublado, ainda assim deu para aproveitar muito bem, tanto o local como a praia em si, que além de bela, tem água “morna”, como a maioria das praias da Bahia.
Dia seguinte pela manhã, nos aprontamos para ir rumo a Morro de São Paulo. Levamos uma média de 20 minutos até o Terminal Marítimo de Salvador.

Bilhete comprado! Vamos seguindo de Catamarã para Ilha de Itaparica, deixando o Terminal com essa imagem — o elevador Lacerda e o Palácio Rio Branco ficam meio “tímidos” alí no canto esquerdo em meio a tantas construções —.

Depois de 40 minutos chegamos a Ilha de Itaparica e de longe as boas vindas era essa vista:

A 13km de Salvador, desembarcamos no Terminal Hidroviário de Vera Cruz.

Logo na saída do píer temos a Igreja de Santo Antônio de Velásquez, construída no século XVII. A igreja foi construída em terras de fazenda do mesmo nome, propriedade dos Velasquez. Apresenta planta típica de outras capelas rurais do período.

No mesmo local, continuamos com transporte terrestre até o Atracadouro do Bom Jardim – Valença.
Pelo caminho atravessamos a Ponte do Funil — nome oficial: João de Botas —. Esse caminho é tranquilo e muito bem utilizado quando não se tem condições para atravessar de ferry-boat (apesar de aumentar o tempo de viagem).
Claro que não poderia faltar uma imagem da paisagem ao atravessar.

Levamos 2 horas nesse trajeto de Itaparica até o Atracadouro. Assim que chegamos fomos direto de encontro a lancha que seria o último transporte até Morro de São Paulo.

Uma média de 20 a 25 minutos até Morro. Na chegada podemos ver o “conhecido” portal — subida saindo do Cais do Porto —.

Uma coisa que você percebe assim que chega, é a quantidade de “Uber”; “Táxi”; “Bellboy”; “Bagageiro”; “Carregador”… Bom, nome exato não tem, mas os amigos ralam e muito!
Requisito mínimo: carrinho de mão, braço e coragem.
Caso queira, você paga, e deixam sua bagagem no local que ficará hospedado. Muitos pagam por estarem com muito peso e o terreno ser bem… Digamos que o lugar não se chama “Morro de São Paulo” à toa, né…
Esse aí da imagem abaixo já estava indo fechar outra “corrida”!

Morro é de longe um lugar incrível. Cheio de muita beleza! Certamente uma experiência única para qualquer um.

Muitos lugares para se explorar, ótimas praias e com um “plus” de ter uma orla repleta de restaurantes excelentes, sempre animados e sem faltar música. Em orlas como a da Primeira e Segunda Praia, tem DJ durante o dia e música ao vivo a noite. Entretenimento é uma coisa que não falta nesse lugar!

Principais praia da região: primeira, segunda, terceira, quarta praia e praia do encanto.

Tem até uma tirolesa de leve para aventureiros procurando por um friozinho na barriga:

Em morro, contamos com a hospitalidade de uma pousada que não deixa a desejar. Nos acomodamos na Pousada Bahia Inn.
Ambiente mega agradável e atendimento de primeira) e tem o famoso cafezinho da tarde também.

Abaixo você confere alguns cliques desse “pedacinho” de terra:

A imagem abaixo foi de um nascer do sol espetacular que assistimos!
O Mirante — segunda imagem. O local também foi um forte anos atrás — fica ao lado do Farol de Morro, no mesmo local da Tirolesa dentro d’água.
Um ótimo local tanto para quem vai encarar a Tirolesa quanto para quem quer apenas apreciar a vista. Daqui podemos ver a Primeira, Segunda, Terceira Praia e a Ilha da Saudade.

Terceira Praia: Saindo para o passeio “Volta à Ilha”.

Há diversos passeios na ilha — até mesmo observação de baleias Jubarte entre Julho e Outubro. Período de reprodução e cria —, mas um que é também excepcional, é o Volta à Ilha.
Esse passeio é o mais conhecido de Morro de São Paulo e você não pode deixar de fazer! Um tour pelas ilhas de Tinharé com uma visão ampla do Aquipélago, ótimas prais e pontos turísticos assim como Boipeba.
Geralmente o passeio começa saindo da Terceira Praia em Morro por volta de 9h30 – 10h. Dura quase o dia todo, tendo fim por volta das 17h.
A maioria é feito com lanchas ou flexboat. O ideal é que a maré esteja baixa para assim aproveitar melhor as piscinas naturais. Paradas em piscinas como: Garapuá e Moreré, nós ficamos aproximadamente uns cinquenta minutos, mas dependendo da visibilidade, o tempo pode ser estendido para melhor aproveitamento do mergulho.
Água cristalina e poder estar em uma “piscina” em alto mar, vendo peixes de diversas cores é realmente realizador. Em Garapuá você ainda conta com um bar — alí mesmo em alto mar — com bebidas e petiscos em seu cardápio.
Prosseguindo, paramos na praia de Cueira – Boipeba, areia clara e repleta de coqueiros. Na orla há um quiosque que serve uma deliciosa lagosta!
Próxima parada: Boca da Barra, também com ótimos restaurantes e de quebra ótimas redes. Nada como uma rede em um lugar calmo depois do almoço.
Seguindo passeio, fomos para Cairu pelo Rio do Inferno onde há o convento de Santo Antônio. No trajeto de volta para Morro — ainda pelo Rio do Inferno — tem uma parada em Canavieira, um local com criatório natural de ostras. Aproveite uma ostra gratinada, dê um mergulho no rio e volte com a sensação de dever cumprido!
Em resumo, Morro de São Paulo é uma ótima escolha! Temos um leque de pousadas, hotéis e resorts que sem dúvida vai atende-lo da melhor forma e complementar ainda mais sua viajem. Aqui não tem tempo ruim, você aproveita o máximo de dia e de noite.
Hora de dar tchau e voltar para Salvador. Os amigos sempre dão aquela olhada final para eternizar a imagem…
De volta à Salvador, hora de encarar um passeio fantástico: Bahia 500 anos!
Conhecendo cada detalhe, cada lugar da primeira capital do Brasil. Começamos pelo Forte de Santo Antônio da Barra, onde fica o belo Farol da Barra — o “start” do trajeto do Carnaval —.
Na volta à Salvador fomos recebidos por um hotel excepcional; o Fiesta Hotel Bahia.
Bem no coração de Salvador, o mesmo fica localizado em Itaigara a 800 metros da praia e próximo aos principais shoppings, restaurantes, teatros e centro de negócios da cidade.

Próxima parada: Largo do Pelourinho

Em direção ao centro histórico, passamos pela Av. Sete de Setembro e chegamos no Pelourinho, local considerado Patrimônio Cultural da Humanidade. Passando por esse conjunto conhecemos alguns dos mais belos pontos da cidade como: Dique do Tororó, a Feira de São Joaquim, o Memorial de Irmã Dulce, a Basílica do Nosso Senhor do Bonfim, os Fortes de Mont Serrat e Santo Alberto, o Mercado Modelo, o Elevador Lacerda e outros locais ricos em beleza e importância histórica.

E assim fechamos esse tour Bahia.
E aí, ficou afim de viver essa incrível experiência? Sentir a liberdade de “andar sem rodinhas”?
Trazer a bagagem ao invés de leva-lá?

Vem viajar com a gente! Vem com a Costa Family Travel®!

Entre em contato: (21) 3172-6796 | 3173-3228 | 97035-9043 | 97283-6834 (Whatsapp)
Se preferir uma visita: Rua Conde de Bonfim, 229. Loja 301 | Tijuca, Rio de Janeiro

E veja mais roteiros fantásticos como este em:

Site: http://costafamilytravel.com.br/

 

Nosso prazer é o seu prazer. Viva!  Viaje!