Moda NaTijuca - O Começo

Ooi pessoal, como vão vocês?!

Eu vou bem, mas antes deixe que eu me apresente, me chamo Rebeca Garbino, sou designer de moda, maquiadora, vitrinista, consultora de estilo e representante dos cosméticos Eudora. Tenho 26 anos, trabalho informalmente como consultora desde os meus 14 anos, comecei auxiliando as amigas na escola a comprarem vestidos para festas e ajudando-as a se montar com o que já tinham no armário. Estarei aqui no portal Na Tijuca, toda quinta feira escrevendo para vocês, tirando dúvidas e especialmente deixando o seu guarda roupa mais atualizado e completo.

Acredito, que o mais importante da moda é estar bem, e não estar somente bem vestida. O estar bem é estar confortável diante de quem você é, não adianta um vestido Versace de 20 mil dólares se você está com a calcinha marcando, ou se sentindo mal dentro daquela peça. Como disse Chanel, "Vista-se mal e notarão a roupa. Vista-se bem e notarão você”, portanto se vestir bem, e em consequencia estar elegante, depende de como é a sua relação com a moda, as roupas e seu corpo.

Mas, como saber se o que eu me sinto confortável me favorece? Afinal, calças leggings e de moletom são deliciosamente confortáveis, mas uma só fica bem na academia e a outra dentro de casa. Para isso, precisamos descobrir qual o formato do seu corpo.

Primeira instrução, tire suas medidas de quadril, cintura (parte mais fininha do corpo, normalmente uns 3 dedos acima do umbigo) e ombro. Ou, ainda, pegue um espelho de corpo inteiro, um pilot de quadro branco e se desenhe no espelho. Anotadas as medidas, vamos para como saber qual o formato do seu corpo:

O corpo com formato de ampulheta ou oito é o corpo que todas almejam ter, portanto vou falar dele por último.

Retângulo é o corpo retinho, aonde as medidas de ombro, cintura e quadril são semelhantes, por exemplo a Ariana Grande tem o corpo retângular, e o que ela faz ao se vestir para eventos e festas? Cria uma cintura com cintos e saias de cintura alta. 

O formato de Pera ou Triângulo é aquele mais pesado em baixo, com quadril largo, e às vezes, uma bunda grande. Como por
exemplo Alinne Moraes. Para equilibrar esse corpo é necessário aumentar os ombros com jaquetas estruturadas e calças bootcut.

O Triângulo invertido é o que concentra a maior medida na parte de cima do corpo, nos ombros. Esse corpo é mais fácil de identificar em mulheres gordinhas, pois ela veste XGG em cima e 48/46 na calça. Lea Michele, por exemplo, e para encontrar o equilibrio deve se balancear o tamanho de cima com o de baixo, chamando a atenção para o quadril com saias rodadas, pregas e pences.

Corpo Oval ou Maçã, é aquele onde a cintura é a maior parte do corpo, e é o mais dificil de equilibrar com roupas, mas é aquilo, escurecer a área que se quer diminuir e clarear a que se quer aumentar. Melissa McCarthy é assim e em suas fotos podemos reparar que ela marca bem a cintura com cores escurar para causar a ilusão de que é menor.

O formato Ampulheta, ou Oito, é aquele que todas as mulheres almejam, a cinturinha de vespa e os quadris e ombros proporcionais. O mais fácil de vestir, fica bem com quase qualquer roupa. Marilyn Monroe, sem mais.

Aprendido como saber qual o formato do seu corpo, então vamos aproveitar que é verão e vamos descobrir a melhor roupa de banho para o nosso corpo, ok?!

Aprendido como saber qual o formato do seu corpo, então vamos aproveitar que é verão e vamos descobrir a melhor roupa de banho para o nosso corpo, ok?!

OVAL:
Calcinhas mais largas e Hot Pants, como a maioria das mulheres com esse formato de corpo costuma estar acima do peso, um sutiã com sustentação também é uma boa escolha. A hot pant, especialmente, cria uma cintura pela altura em que ela termina.

TRIANGULO INVERTIDO
No triângulo invertido devemos chamar a atenção para o quadril, portanto, laços, babados, volumes, estampas e tal,e devemos disfarçar o colo e os ombros, alcinhas fininhas e ombro só são quase proibidos, pois a alcinha vai se perder e o ombro só vai chamar atenção ao que se quer disfarçar.

RETÂNGULO
Como a cintura é quase inexistente nesse corpo deve-se chamar a atenção para os seios e para o quadril, para tirar o foco da área que se quer disfarçar, também gosto de maiôs com recorte na cintura.

TRIÂNGULO
Para o triângulo calcinhas mais largas e com poucos detalhes são fundamentais, especialmente pelo conforto, calcinhas com detalhes nas laterais aumentam e as de lacinho “furam” a pele dando a impressão de que tem mais gordura do que realmente tem. Tops com babados, plissados, drapeados, estampas grandes ajudam a chamar atenção para o colo.

AMPULHETA
Quase qualquer biquini, apenas evitando volumes desnecessários, como babados e franjinhas.

#FicaDica: Protetor solar sempre, mesmo pra ir na esquina comprar pão, e não importa a cor da sua pele.
#FicaDica2: Se você tem um biquini lindo, mas que não está listado para o seu corpo, vista-o, tire uma foto e veja se você gosta dele em você, se achou linda? vá e use!

Espero um feedback dos leitores do Na Tijuca afinal meu trabalho é para ajudar vocês!!
XOXO
Rebeca Garbino

Quer falar com a Rebeca Garbino? Envie um email para modanatijuca@natijuca.com.

Becky GarbinoBecky Garbino, 26 anos, é Estilista, Consultora de Moda e Beleza, Vitrinista e Maquiadora. Nasceu no interior de SP, e morou a vida toda na Zona Sul do Rio. Se mudou há três anos para a Tijuca, bairro que se apaixonou e não pensa mais em sair. É representante dos cosméticos Eudora pelo puro prazer que as cores lhe trazem na vida. Está bastante empolgada em escrever essa coluna para o NaTijuca.

Veja essa e outras matérias no Caderno Moda NaTijuca