Moda NaTijuca - Com que roupa eu vou? - Por Becky Garbino

Como interpretar o Traje em um convite de festa.

Ooi, como estão? 

Quando adolescente recebia vários convites para festas de 15 anos aonde estava escrito “Traje: Esporte Fino ou Social ou Esporte Chic ou ainda Passeio Completo”, e tanto eu quanto as minhas amigas ficávamos confusas com relação ao que vestir: longo, longuete, conjunto, pode ir de calça? Esporte é pra colocar a camisa do time?!

E mesmo depois de adulta, com convites para casamentos, vejo que para quem não lida com isso a dúvida continua. Então, vamos sana-la?

Traje esporte
Não é a roupa do time de futebol e nem do de voley. É o traje mais simples de montar, é basicamente a roupa do dia a dia, é aquele informalmente chamado de “socialzinho”. Camisa e calça, pode ser um jeans mais estiloso. Vestidos ou saias mais informais. Salto não é obrigatório, e nem muito necessário. Seria a roupa que você iria pro aniversário da sua amiga em um barzinho. Para os acessórios bolsas de tamanho médio, simples, que combinem com o look. Sapatos descontraídos, sapatilhas, tênis que não seja esportivo, óculos de sol (sendo o evento ao ar livre e durante o dia), pulseiras, brincos, anéis, colares: bijouterias.

Para os homens a mesma coisa, camisa polo ou camisa de botão, sem gravata ou paletó, um tênis moderninho ou sapatênis, mocassim. Pode entrar o jeans também.

Passeio, Esporte Fino
Tanto o termo passeio quanto o esporte fino tem a mesma definição: é uma forma de se vestir mais arrumadinha que o esporte. Vestidos mais chiques, ou conjuntos de saia e blazer (os famosos tailleurs), saia longa ou calça pantalona de tecido fino (como viscose, por exemplo). Os sapatos já começam a ter um saltinho. Pouco brilho e pouca maquiagem.

Pros homens, não precisa o terno (calça, paletó, colete e gravata). Uma calça esportiva com blazer é o ideal.


Formal, Social, Passeio completo
Terno, para os homens, sendo de cores escuras pra noite e de cores claras pro dia. Já para as mulheres, vestidos longos mais simples ou curtos mais elaborados, com rendas, bordados e algum brilho, de tecidos mais finos como seda, tafetá e veludo. Saias longas com blusas rendadas. Os saltos são altos e as bolsas pequenas.

Black-tie, Rigor
Aqui a coisa já muda de figura, não é mais terno, é smocking com gravata borboleta. Para as mulheres, o leque de peças é um pouco maior, vestidos curtos muito sofisticados (os chamados Cocktails Dresses) e longos com brilhos e transparências. Decotes mais ousados, fendas, chales e estolas do mesmo tecido do vestido.


Gala
Casaca para os homens e vestido longo para as mulheres. É um pouco mais formal que o Black Tie aqui de cima. Não se incluem cocktail dresses.

Na dúvida, pergunte ao anfitrião. Ou pergunte aqui nos comentários que eu ajudo a solucionar!

XOXO

Rebeca Garbino

Quer falar com a Rebeca Garbino? Envie um email para modanatijuca@natijuca.com.

Becky GarbinoBecky Garbino, 26 anos, é Estilista, Consultora de Moda e Beleza, Vitrinista e Maquiadora. Nasceu no interior de SP, e morou a vida toda na Zona Sul do Rio. Se mudou há três anos para a Tijuca, bairro que se apaixonou e não pensa mais em sair. É representante dos cosméticos Eudora pelo puro prazer que as cores lhe trazem na vida. Está bastante empolgada em escrever essa coluna para o NaTijuca.

Veja essa e outras matérias no Caderno Moda NaTijuca