O filme foi bem recebido pela crítica, ficou seis semanas em cartaz e circulou por vários festivais, levando o nome da Tijuca mundo afora.

O orgulho de ser do bairro.

{flike}

Vinícus Reis é paulistano e diretor de cinema. Chegou ao Rio de Janeiro em 1981, com apenas dez anos, e foi morar na Tijuca, onde boa parte de sua família já morava. Hoje, Vinícius mora na Glória, mas a Tijuca ainda é seu ponto de referência afetiva e geográfica. Em 2009 lançou o longa-metragem Praça Saens Peña, com Chico Diaz e Maria Padilha nos papeis principais.

“A Tijuca foi o bairro que me acolheu”. Ele confessa que a ideia do filme era contar a história de personagens que falassem de um Rio de Janeiro que poucos conhecem, um Rio de Janeiro da classe média da Zona Norte, tema praticamente inédito no cinema brasileiro. No filme, os personagens principais moram na Rua General Roca, bem em frente à Praça.

A Tijuca foi o bairro que me acolheu.
Vinícus Reis, diretor do filme

“A Tijuca é um bairro bonito, que hoje ainda está melhor devido à questão da segurança e que por isso mesmo está sendo redescoberto. Existe um conservadorismo no bairro, muitas famílias de militares, e isso me incomodava aos 10 anos, pois venho de uma família de classe média, porém, liberal”. O filme foi bem recebido pela crítica, ficou seis semanas em cartaz e circulou por vários festivais, levando o nome da Tijuca mundo afora. “As pessoas me perguntavam se aquele estilo de vida existia mesmo no Brasil, pois estavam acostumados com filmes que retratavam apenas a violência e a estética das favelas”.

O FILME

Paulo é professor de literatura, Teresa é comerciante e Bel, estudante. Eles vivem em um apartamento alugado na Praça Saens Peña, coração da Tijuca, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro. Uma tentadora e inesperada proposta de trabalho poderá abalar profundamente a rotina dessa família e colocar em risco um casamento de vinte anos. A história começa nos primeiros meses de 2003, durante um verão que parece não ter fim. Dois acontecimentos marcam essa época: o início do governo Lula e a invasão do Iraque pelos Estados Unidos.

https://www.youtube.com/watch?v=yhhHr3sc7A0

 

Por Marcio Allemand para o Jornal O Dia 

Veja essa e outras matérias no Caderno Matérias Especiais do NaTijuca.com