Leitor acredita que ele pode cair em cima de quem passa pela rua do Grajaú e ainda fazer a parede vir abaixo

Fonte: Jornal O Globo com o leitor Carlos Alberto de Araújo

Na Rua Visconde de Santa Isabel, no Grajaú, Zona Norte do Rio, uma árvore tombou dentro de um terreno baldio, caiu sobre o muro, e há tempos o tronco ameaça cair sobre pedestres que passam pela via. A situação assustou o leitor Carlos Alberto de Araújo, que contou ter visto o momento da queda, ocorrida há meses. Segundo ele, devido ao tamanho da árvore, os bombeiros e a Defesa Civil chegaram a enviar cinco carros e dezenas de homens para cortar os galhos. O leitor acredita que o tronco pode cair e ainda fazer o muro vir abaixo.

“Há aproximadamente cinco meses, uma grande árvore tombou de um terreno sobre a Rua Visconde de Santa Isabel. Devido ao tamanho, a árvore interrompeu o trânsito na rua e destruiu a rede elétrica. O grande tronco permanece apoiado sobre o velho muro, rachado pelo peso, oferecendo grande perigo de desabamento”, escreveu o leitor ao GLOBO, cobrando uma providência da prefeitura.

A Comlurb respondeu, em nota, que é responsável pelo serviço de limpeza e corte de árvores da cidade somente quando elas estão em áreas públicas, como ruas e parques. Em áreas particulares, como é o caso do terreno da Rua Visconde de Santa Isabel, a responsabilidade do manejo da arborização é do proprietário.

Na quinta-feira, a Defesa Civil municipal informou que enviaria uma equipe de vistoria ao local e, de acordo com a avaliação, acionaria os órgãos responsáveis para que as medidas cabíveis fossem tomadas. Um dia depois, o órgão disse que um engenheiro já havia visitado o endereço em 27 de fevereiro e constatado que “cinco árvores secas encontravam-se em um terreno baldio com os troncos bastante deteriorados, com cupins vivos e com a casca e galhos já se soltando”.

Segundo a Defesa Civil, órgãos responsáveis pelo caso já tinham sido acionados.

 

Veja essa e outras matérias no Caderno Grande do NaTijuca.com