Encostas cederam depois de forte temporal. Geo-Rio diz que deslizamentos não oferecem risco iminente, mas moradores estão preocupados

Fonte por Maurício Peixoto para Jornal O Globo

Após forte tempestade, no final de junho, o Alto da Boa Vista sofreu deslizamentos de terra e teve interdições em dois locais: Avenida Edison Passos, logo após a acesso à Estrada Velha da Tijuca, no sentido da Barra; e na Estrada das Furnas 2.082. Neste último trecho, o mais preocupante, há três residências ocupando a encosta que ameaça sofrer desbarrancamentos.

No dia seguinte ao temporal, a Defesa Civil esteve nos locais atingidos e, ao constatar a probabilidade de novos deslizamentos de terra, isolou os dois trechos e acionou a GEO-Rio para que tomasse as providências cabíveis. Procurado, o órgão afirmou, no entanto, que os deslizamentos são de pequeno porte, não oferecendo risco iminente. Apesar de reconhecer que são necessárias intervenções, a GEO-Rio não deu prazo para realizá-las.

Moradores da Estrada das Furnas estão preocupados com as condições do local.

— Vieram aqui, colocaram aquela faixa amarela de interdição e isolamento, uma cordinha de aço no penhasco e foram embora. Caso haja outro temporal, tememos uma tragédia. Não precisa ser especialista para ver que há risco iminente de acidente no local, sim. Moro aqui há muito tempo e já vi esse filme — critica o aposentado Eugênio de Souza, que nasceu no local, onde mora há 67 anos.

Souza conta que os moradores se uniram para contratar um serviço particular a fim de conter a encosta.

— Não vamos ficar esperando esse serviço público cair do céu, enquanto corremos sérios riscos. Já contratamos um obreiro para conter essa encosta, e o custo foi de R$ 1.500. Infelizmente tivemos esse prejuízo para evitar maiores danos — afirma o morador.

O aposentado Marcelo Sodré, morador da Usina, costuma fazer caminhadas pelo Alto da Boa Vista e lamentou a situação da Avenida Edison Passos. Em sua opinião, o caso é grave.

— Por aqui passam muitos ônibus e automóveis. Em caso de chuva forte, com certeza haverá outras tragédias. Com a natureza não se brinca.

Veja essa e outras matérias no Caderno Grande do NaTijuca.com