Cantor passeia pela MPB e música afro-brasileira em show único, no Teatro Ziembinski

Fonte por Redação NaTijuca

Em seu primeiro trabalho autoral, Raphael Pippa, compositor carioca, neto de violeira paraibana, mistura ritmos nordestinos e afro-brasileiros com MPB. No show Tombo de Coragem o cantor passeia pela incrível diversidade da música afro-brasileira e traz composições próprias ao som do samba, jongo, baião, forró com toques de afro-contemporaneidade presentes na estética que começa pela batida do violão. Observar a cidade e os enredos da alma humana para torná-los música e poesia são as maiores fascinações de Raphael Pippa desde a infância. O carioca atraído pelo samba e gingado da juventude eletrônica não dispensa a zabumba, onde tudo começou. Recolhe prazer e aflições de jovens nascidos entre 80 e 90. Músico desde a adolescência, Pippa fez parte da banda SubSoma, da Zona Portuária, e em seguida fundou o Grão Portátil, que levou música matinal às praças da cidade. Nas artes cênicas é colaborador do Teatro do Oprimido, onde dirige a música do grupo Cor do Brasil e integrante do Teatro no Caixote, companhia autoral de musicais de bolso. Atualmente também se dedica ao projeto Kerubim, com Tathiana Loyola, e ao Concerto Afrocontemporâneo, com Augusto Bapt. Desde 2016, Pippa se debruça sobre sua história no trabalho autoral Tombo de Coragem, que resultou em seu primeiro EP e no primeiro espetáculo musical, onde interpreta suas obras que passam por diversos ritmos como: baião, coco, xote, jongo, funk, samba, entre outros.

Show de abertura: O cantor e violonista Fabrício Fortes apresenta uma amostra do show autoral MINHA MPB MORDE – Música e Aforismos Desaforados, no qual compartilha o palco com a atriz Ana Neves. O Show é consequência da união de diversas linguagens e vivências. Na estética textual e visual, traz influências da Arte Mambembe, com a interpretação teatralizada dos aforismos que preludiam as canções. As letras das canções e os aforismos, transitam
entre crônicas reflexivas, argumentativas e poéticas, aliadas a ritmos variados como samba, bossa nova, MPB, coco, Jazz, rap, black music, flamenco e experimentalismo.
Voz, violão e composições: Fabrício Fortes
Backing Vocals e percussão leve: Ana Neves
Duração: 40 min
Classificação: livre

TOMBO DE CORAGEM
Voz, violão e composições: Raphael Pippa
Contrabaixo acústico e elétrico e direção musical: Israel Nogueira
Violino e bandolim: Daniel Carneiro
Percuteria: Davidson Ilarindo
Dança: Flávia Souza
Direção de Movimento: Saulo Eduardo
Direção de arte e cenário: Eric Fuly
Figurino e assistência da cenografia: Drika Machado
Direção cênica e roteiro: Tathiana Loyola
Produção: TEM DENDÊ! Produções – Tamires Nascimento

Dia 2 de novembro
Quinta-feira, às 20h
Valor: 30,00 inteira
Duração: 1h 10 min
Classificação: livre

Teatro Municipal Ziembinski – Rua Heitor Beltrão s/nº, Tijuca – 3234-2003 – em frente à estação de metrô São Francisco Xavier.
E-mail institucional: teatrozimba.cultura@gmail.com
Horário de funcionamento da bilheteria: terças e de quinta a domingo, das 14h15 às 21h30