Perigo. Bueiro aberto na esquina das ruas Maxwell e Pereira Nunes, em Vila Isabel – Foto: Emily Almeida / Agência O Globo

Furtos podem causar acidentes e facilitar enchentes. Há boatos de que usuários de drogas estão vendendo os itens para ferros-velhos

Por O Globo

Quem caminha mais atento principalmente pelas ruas da região de Vila Isabel e do Maracanã com certeza já percebeu que dezenas de bueiros estão sem suas tampas. A falta da proteção pode provocar acidentes com veículos, pedestres e ciclistas, além de deixar os escoadouros ainda mais expostos a resíduos sólidos, dificultando assim a vazão das galerias pluviais e, consequentemente, facilitando as enchentes.

Entre os pontos identificados em ronda pela equipe do GLOBO-Tijuca e a partir de depoimentos de internautas na página Alerta Vila Isabel, do Facebook, estão a esquina das ruas Maxwell e Pereira Nunes; a esquina das ruas Silva Pinto e Teodoro da Silva; Rua Barão do Bom Retiro próximo à garagem da Associação Atlética Light; e pontos das ruas Gonzaga Bastos, Engenheiro Octacílio Negrão de Lima, Visconde de Santa Isabel, Mariz e Barros, Barão de Cotegipe e Radial Oeste.

Morador da Rua dos Artistas, o estudante Ivan Guimarães disse que quase se acidentou no buraco da Maxwell com Pereira Nunes.

— Por pouco não caí ali quando estava andando de bicicleta. A minha sorte é que em cima da hora consegui desviar e não vinha nenhum carro, senão eu teria sido atropelado — conta ele.

O estudante diz que há boatos de que usuários de drogas furtam as tampas de ferro durante a madrugada e as revendem em ferros-velhos da região.

— Com certeza, há um comprador certo para isso. A polícia tem que investigar e prender quem está receptando essa carga furtada — conclui Guimarães.

Outra moradora, a comerciante Cristina Maia deu a ideia de serem recolocadas tampas de concreto ou de plástico:

 

— É isso que deve ser feito, pois se repuserem as de ferro, certamente roubarão de novo. Vão ficar enxugando gelo.

A Secretaria municipal de Conservação e Meio Ambiente informou que está em processo licitatório para a aquisição de 1.500 grelhas de ferro fundido. Afirmou ainda que esta semana enviará equipes para vistoriar as ruas citadas. Disse também que houve o levantamento orçamentário de outros tipos de tampas, mas devido ao alto valor no mercado, esses materiais ficaram de fora da licitação.