Confira o balanço completo da Operação!


Fonte por Redação NaTijuca

A Superintendência Regional da Grande Tijuca deu continuidade, nesta quarta-feira (13/9), à Mega Operação de Reordenamento Urbano e Segurança. Realizada em conjunto com a 19ª DP (Tijuca), Guarda Municipal (GM) e o 6° BPM (Tijuca), a ação apreendeu 2 adolescentes infratores por força de Mandado de Busca e Apreensão, outros 5 adolescentes foram encaminhados para abrigamento. Ainda foram abordados e sarqueados 35 adultos, na Praça Saens Peña e entorno das ruas Conde de Bonfim e General Rocca, na Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

“É de extrema importância a união de todos os órgãos. Somos uma única força para estabelecer a ordem e dar tranquilidade para os moradores da cidade, principalmente aos da Grande Tijuca. Estamos retomando também o reordenamento da região, em ações que vão continuar a ocorrer”, disse o superintendente regional da Grande Tijuca, Jose Henrique Junior.

Titular da 19ª DP, o delegado Paulo Henrique da Silva Pinto falou da importância da integração de forças de segurança.

“A operação teve o objetivo de reprimir o roubo na área da Saens Peña e entorno. Fatos análogos praticados pelos adolescentes foram combatidos. Arrecadamos diversos produtos sem nota fiscal e combatemos a pirataria. Hoje estamos em uma união de esforços aqui”, afirmou o delegado.

“Considerando que os problemas da localidade são dos mais variados, o trabalho conjunto das instituições é fundamental. Em uma única operação é possível combater a prática de crimes, promover a ordem urbana e efetivar direitos de crianças e adolescentes encontrados no local em situação de exploração ou vulnerabilidade, o que justifica a minha presença. Evidentemente que essa articulação precisa ser mantida e novas operações realizadas”, disse a promotora.

Comércio irregular: Balanço de itens apreendidos

A fiscalização realizada pela Coordenadoria de Gestão do Espaço Urbano (CGEU) e por agentes da Polícia Civil aprendeu 3 carrinhos de transporte, 33 garrafas de águas, 11 copos de refresco, 60 kg de goiaba, 40 kg de feijão verde, 3 kg de jabuticaba, uma caixa térmica de isopor e um guarda-sol. O comércio irregular foi combatido e contabilizou a apreensão de 50 kg de mercadoria pirata entre óculos de sol, material de informática, acessórios de telefones celulares e chinelos.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Arlindo Rodrigues também deu suporte à ação, juntamente com o Conselho Tutelar e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A operação reuniu 150 agentes da Guarda Municipal, 50 policiais militares e 16 agentes da Polícia Civil, além de funcionários da Comlurb e da CET-Rio. O Administrador Regional da VIII RA, Nelson Aguiar, acompanhou a ação.