Prevista para ser reaberta em maio, Vila Olímpica de Vila Isabel segue fechada


Fonte por Mauricio Peixoto para Jornal O Globo

Prometido pela prefeitura para maio, o retorno das atividades da Vila Olímpica Arthur da Távola, em Vila Isabel, não aconteceu. Quatro meses depois, o espaço continua sem vida, e as atividades esportivas ali realizadas seguem paralisadas. A água da piscina, abandonada, está esverdeada.

Sem contrato de gestão desde novembro, a vila chegou no primeiro trimestre a reabrir com 30% do seu efetivo de funcionários do município. Na ocasião, foram contratadas empresas responsáveis por segurança, limpeza e manutenção da piscina. Porém, moradores afirmam que há quatro meses ela está totalmente fechada.

— Fizemos um protesto semana passada. A vila olímpica é muito importante para o bairro e para o Morro dos Macacos — afirmou o morador Carlos Eduardo Santos.

Procurada pelo Jornal, a subsecretaria de Esportes e Lazer afirmou que o processo seletivo para escolha da nova OS que irá gerir o local termina nesta semana e que até o final do mês as atividades voltarão. O órgão negou que os professores da prefeitura descontinuaram o trabalho iniciado no primeiro trimestre. A Secretaria municipal de Saúde informou que as piscinas da Vila Olímpica de Vila Isabel são vistoriadas regularmente.

Antigo Jardim Zoológico também sofre

A Vila Olímpica fica dentro do Parque Recanto do Trovador, onde está localizado o antigo jardim zoológico do Rio, outro espaço que mostra sinais de abandono. O lago artificial do antigo parque precisa de limpeza; instalados em 2011, os brinquedos temáticos foram retirados e atualmente o espaço destinado a eles está vazio, com buracos que servem de criadouro para mosquitos; as grades do campo de grama sintética estão com a base corroída e o gradil tem várias aberturas.

— É muito triste ver um espaço tão bonito desses, com grande potencial, inclusive para ser um ponto turístico, assim, abandonado. Mas infelizmente as autoridades não se fazem presentes na conservação do espaço — afirma o morador Luiz Antônio Marques.

Por meio de nota, a Comlurb informou que na terça-feira, dia 12, realizou a limpeza geral do lago. Acrescentou ainda que está fazendo uma vistoria no parque para levantar os serviços de manutenção necessários.