Policial Civil na entrada da loja assaltada nesta quinta-feira – Marcos De Paula / Agência O Globo

Dados mostram um crescimento mensal significativo

Por O Globo

Segundo dados do Instituto de Segurança Pública que mostram que em março foram 53 roubos a comércios na região da Tijuca. Em Fevereiro foram 44 e em Janeiro, 39, um crescimento mensal.

Nesta semana foram dois assaltos, um que aconteceu na Conde de Bonfim, que resultou na morte de Valdiza Mota, e que teve confronto entre seguranças da loja e os bandidos. Na quarta feira, mais um assalto, os bandidos entraram numa loja também na Conde de Bonfim e conseguiram sair com produtos.

Jaime Miranda, presidente da Associação Comercial e Industrial da Tijuca, afirma que a pressão está muito grande, devido o aumento da violência, há uma queda nas vendas. “A contratação de segurança particular é uma das opções, o monitoramento de câmeras também”, afirma Jaime.

– A gente entende que não dá pra fazer segurança sem a polícia, mas tanto a PM, quanto a Guarda Municipal e a Polícia Civil tem um efetivo muito abaixo do necessário, então a gente entende que tem que ter uma ação com inteligente, integrado com outros poderes públicos, como a Secretaria de Assistência Social, SEOP, Controle Urbano, para que se ache uma solução para isso.

– O que antes era um problema social, hoje notamos que se transformou num problema de segurança. Se você tem menores na rua, cometendo pequenos delitos, isso gera uma sensação de insegurança muito grande.