Projeto ‘Revitaliza!’ realiza ações contra a violência na Praça da Bandeira – Pedro Teixeira / Agência O Globo

Desde o último domingo, muro virou painel para grafiteiros renomados

Por O Globo

O polo gastronômico da Praça da Bandeira é famoso. Mas é reconhecido também o histórico de enchentes e perigos do bairro. Para deixar as marcas negativas para trás e potencializar o que há de bom na região, foi lançado ontem o projeto “Revitaliza!”, que mensalmente promoverá ações culturais nas ruas desse pedacinho da Zona Norte colado ao Centro. Logo na estreia, a iniciativa, planejada pelo recém-inaugurado bar e restaurante Urbanito, ganhou dezenas de adeptos, misturando arte urbana, gastronomia, música e sustentabilidade.

O tema central do primeiro evento foi a cultura nordestina. Além de shows e feira de tatuagens, a Rua São Valentim teve um muro coberto com a arte de grafiteiros renomados, como Marcelo Eco, Bruno Big, Thiago Tarm, Akuma Santos, Márcio Swk, Maíra Botelho e Marcelo Jou.

— A proposta é dar mais vida a essa região. Chamei meus amigos, que compraram a ideia, e decidimos fazer um painel nordestino — contou Marcelo Eco.

Desde o último domingo, muro virou painel para grafiteiros renomados – Pedro Teixeira / Agência O Globo

Bianca Fraga, organizadora do evento, explica que, ao incentivar o lazer e a interação na rua, a ideia é que, consequentemente, aumente a sensação de segurança dos moradores. Apenas em janeiro e fevereiro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2017, a delegacia da região, a 18ª DP (Praça da Bandeira), registrou um aumento de 66% tanto nos registros de roubos a estabelecimentos comerciais, que subiram de 12 para 20 casos, quanto nos de roubos a transeuntes, que saltaram de 115 para 192.

Moradora da Rua Joaquim Palhares, Maria Clara Pavão aprovou a intervenção urbana:

— Movimentar a área é fundamental para mudar a atmosfera daqui.

A cada edição, uma causa social será ajudada pelo projeto. No mês que vem, adianta a organização, a festa será voltada ao público LGBT.