Confira como fazer parte deste lindo movimento.

Fonte por Redação NaTijuca

Flores utilizadas em casamentos e outras festas podem fazer a alegria de idosos em asilos. Semelhante à ONG “Flor Gentil” de São Paulo, criada pela decoradora Helena Lunardelli, através da aposentada Carmen Couto, o projeto chegou ao Rio de Janeiro e tem alegrado idosos de asilos ou casas de repouso.

O projeto não tem voluntários fixos, é divulgada uma data e quem estiver disponível para buscar, selecionar, cuidar e montar os buquês.

Como Funciona

Após a autorização da instituição e o contato com os salões de festas informo aos voluntários para saber quem poderá participar de três formas: como motorista de madrugada (2h-3h da manhã) para o recolhimento das flores após as festas, como artesãos (de 8h às 12h) para efetuar a seleção das flores e a confecção dos buquês e como motorista de entrega às 13h, período de visita desses locais. Os voluntários fotógrafos ficam com a atribuição de registrar as imagens e de produção de vídeo. Às 13:30h chegam os motoristas da entrega que nos transportam para levar os buquês na Instituição.

Objetivo

O projeto proporciona uma sensação muito boa: de ser útil, de fazer o outro feliz! Cada um doa algumas horas do seu tempo para fazer muitas pessoas felizes por um bom tempo. O trabalho é lindo, os residentes ficam muito felizes porque alegramos o dia deles não só com as flores, mas com a nossa presença e em contrapartida recebemos muito mais do que levamos! Como não temos recursos próprios, precisamos de auxílio financeiro para a estrutura física adequada, o mobiliário apropriado e todos os materiais que utilizamos nas atividades para continuarmos desta forma tão gratificante atendermos mais Instituições!

Promoção da sustentabilidade

Além de recolher de festas e aproveitar quantidades enormes de flores que seriam jogadas no lixo para a confecção de buquês a serem doados aos idosos de casas de repouso, a Flor Generosa atua harmoniosamente com o meio ambiente por meio da logística reversa para a conscientização da responsabilidade. Possibilitamos o retorno de insumos produzidos na seleção das flores (folhas, galhos e flores já deterioradas) evitando que eles possam receber destinos incertos (solo, rios, mares, florestas, etc.) repassando-os à ONG HORTA INTELIGENTE que, após nossas atividades, faz a coleta dos resíduos a serem aproveitados em suas atividades de compostagem, dando um desfecho mais adequado para os mesmos.

Se ficou interessado e deseja fazer parte, entre em contato através do e-mail florgenerosa@gmail.com, ou pelas redes sociais Flor Generosa.

 
Veja essa e outras matérias no Caderno Grande do NaTijuca.com