Grupo Cantando Sylvia Orthof – Divulgação

Grupos passarão pela Tijuca no sábado e domingo.

Por Jornal Extra

Ainda dá tempo de conferir a programação da 26ª edição da Paixão deLer, campanha da Prefeitura do Rio de incentivo à leitura e promoção da literatura. O tema desta edição é “Trilhas Literárias – Identidades culturais”, que valoriza a diversidade cultural e a preservação da memória e dos patrimônios culturais brasileiros.

Nesta sexta-feira, às 10h e às 13h, no Centro Cultural Dyla Sylvia de Sá (R. Barão 1.180, Praça Seca), tem contação de histórias sobre as diferenças culturais dos povos indígenas. Na Biblioteca João do Rio (Av. Monsenhor Félix 512, Irajá), tem apresentação do livro “O homem que sabia javanês”, de Lima Barreto, também às 10h.

No sábado, às 10h e às 14h, na Biblioteca Marques Rebelo (Rua Guapeni 61, Tijuca), tem leitura dramatizada de uma história construída com jogos de palavras e ditados populares. Além de mostrar os costumes de uma época gloriosa do Rio de Janeiro, a atração promove uma reflexão bem-humorada sobre amor, ambição, dinheiro e casamento.

Sábado, às 10h, tem exposição sobre a cultura surda e declamação de poesia em português e em Libras na Biblioteca Euclides da Cunha (Praça Danaides, Cocotá).

Também neste sábado haverá um encontro de mulheres para a interpretação de textos que revelam a alma feminina na Biblioteca Machado de Assis (Rua Farani 53, Botafogo), às 13h, com objetivo de apresentar um panorama da luta da mulher através da história. O espetáculo reúne uma professora, uma escritora, uma dançarina, uma atriz, uma contadora de histórias, uma ativista do movimento negro e uma ilustradora. Ao fim, haverá sorteio de livros de escritores como Andrea Teles, Norma Rosa Lima, e Anamô Soares.

Domingo, haverá divulgação da cultura cigana com música, dança e poesia no Centro Cultural Dyla Sylvia de Sá, na Praça Seca, às 10h. Já às 16h, rola um show de poemas musicados de Sylvia Orthof que conduz o espectador por uma lúdica viagem pelo Brasil, no Centro da Música Carioca Artur da Távola (Rua Conde de Bonfim 824, Tijuca).