Vinte e um criminosos que praticam esses furtos em ruas da Grande Tijuca já foram identificados. Número de furtos aumentou na região em comparação com o ano passado.
Por Bom Dia Rio – G1
A polícia do Rio está à procura de 21 suspeitos de furtar e roubar fios de cobre e até grades de proteção de imóveis e de ruas na região da Tijuca, na Zona Norte do Rio.
Imagens de câmeras de segurança da região mostram a ação de um suspeito em três dias diferentes furtando portões de uma mesma vila. Em outras imagens, homens roubam fios de cobre, possivelmente para revender.
Segundo o Instituto de Segurança Pública, o crime de furto, por exemplo, tem aumentado bastante no bairro. De janeiro a maio desse ano, foram registrados 3.374 furtos na região. São 726 casos a mais que no mesmo período do ano passado (quando foram 2.648 furtos), o que representa um aumento de 27%.
De acordo com a polícia, um dos suspeitos identificados é Leandro de Paula Vieira da Silva, de 36 anos. Ele é o homem que aparece furtando portões da vila em março desse ano. Imagens de câmeras de segurança mostram como o criminoso atua.
Ele pula o muro da vila, escolhe algum portão, geralmente de armários onde ficam guardados os hidrômetros, arranca e foge pelo portão da vila. As ações normalmente ocorrem durante a madrugada. Segundo a polícia, Leandro é autor em mais de 10 crimes de furto.
Um outro tipo de furto que se tornou comum no bairro é o de fios de cobre, aqueles de telefonia que ficam presos no alto de postes. Em uma página de rede social, moradores divulgaram dois flagrantes.
O primeiro, na rua Dona Maria, aconteceu no dia 13 do mês passado. Um homem chega a se pendurar para arrancar os fios. Imagens de outro furto, na rua professor Gabizo, ocorreu dois dias depois, e mostram um homem usando uma faca para cortar os fios.
Ladrão rouba portão em vila na Tijuca e foge calmamente pela rua — Foto: Reprodução / TV Globo
O presidente da Associação de Moradores da Tijuca, Jaime Miranda, diz que acompanha muitos relatos, principalmente nas redes sociais, sobre esses furtos e roubos e que vem pedindo, junto aos moradores, por mais policiamento no bairro. Segundo Jaime, a insegurança é cada vez maior.
Jaime Miranda, Presidente da Nova Tijuca, Associação Empresarial e de Moradores da Grande Tijuca — Foto: Reprodução / TV Globo