Em seu primeiro trabalho solo, artista deixou o instrumento para focar apenas na voz


Fonte por Gabriel Menezes para Jornal O Globo

Conhecida por sua atuação como pianista em projetos como Pianorquestra e Duo Gisbranco, a musicista Claudia Castelo Branco, moradora de Botafogo, queria há tempos fazer um trabalho completamente diferente do usual. Daí surgiu o disco “Você na nuvem”, seu primeiro trabalho solo, que será lançado nesta quinta-feira (14) numa apresentação no Centro de Referência da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca, às 19h30m.

O disco traz 11 canções feitas por Claudia em parceria com o compositor Marcos Campello. O diferencial está no fato de ela não ter tocado piano durante o processo de composição, podendo dedicar toda a sua atenção à voz e às letras das músicas.

— Esse projeto foi uma grande novidade do início ao fim. O processo de composição, por exemplo, foi muito peculiar. O Marcos chegou com a letras e eu tinha as melodias. Então, fomos, juntos, fundindo todos os elementos e dando a cara final às músicas. Foi mais demorado do que os trabalhos anteriores, mas muito mais intenso — explica Claudia.

O álbum começou a ser gravado em 2015 e ficou pronto no ano passado, segundo ela.

— As músicas abordam dilemas vividos nas relações contemporâneas e as tristezas e alegrias da vida urbana — comenta a musicista. — As melodias líricas se contrapõem a harmonias áridas e arranjos elaborados que transitam pelas mais diversas linguagens musicais.

Enquanto na gravação do disco a artista quis dedicar-se exclusivamente à voz, na apresentação de hoje ela aparecerá cantando e tocando piano. Para isso, foi preciso um trabalho extra para aprender a tocar as canções no instrumento. No palco, Claudia estará acompanhada por Marcos Campello (guitarra) e Rodrigo Maré Souza (percussão). Também receberá as cantoras Juçara Marçal e Ná Ozzetti em participações especiais.

— Mostraremos canções inéditas minhas feitas em parceria com a Bianca Gismonti (sua companheira no duo Gisbranco) e Chico César. Inclusive, um novo disco do duo também já estpa pronto e será lançado até o fim do ano — adianta a artista.

A relação de Claudia com a música começou aos 5 anos, quando a mãe comprou um piano para estudar. Ela embarcou junto na empreitada e não parou mais, fazendo bacharelado no instrumento e mestrado em composição, além de uma especialização nos Estados Unidos.

— Ao mesmo tempo em que me aprofundei nos estudos clássicos e na teoria , eu me apaixonei pela música brasileira e mergulhei nesse universo. Passei a fazer oficinas de percussão em locais como Monobloco e vários outros cursos. O meu trabalho é uma mesclagem disso tudo — conclui Claudia, hoje com 36 anos.

Serviço:

Hoje, às 19h30m, no Centro de Referência da Música Carioca (Rua Conde de Bonfim 824, Tijuca. Tel.: 3238-3831). R$ 20. Livre.