A matéria ainda precisa ser apreciada em segundo turno, em votação prevista para ocorrer na próxima quinta-feira

Votada em 1º turno, medida garante repasses mensais para Uerj, Uezo e Uenf

Fonte por Agência Brasil

A Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) aprovou, nesta terça-feira (19), em primeiro turno, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição do Estado) 47/2017, que garante autonomia financeira às universidades estaduais. Todos os 56 deputados presentes na sessão foram favoráveis. A matéria ainda precisa ser apreciada em segundo turno, em votação prevista para ocorrer na próxima quinta-feira (21).

A PEC estabelece o repasse mensal de recursos para a Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), a Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense) e a Uezo (Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste). Isto significa que, a cada mês, as três instituições deverão receber um duodécimo da verba destinada a elas, conforme a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Um dos autores da emenda, o deputado estadual Waldeck Carneiro (PT), lembrou que, uma vez aprovada a PEC, o governador que não fizer o repasse mensal estará cometendo um crime de responsabilidade. Ele destacou também a importância das universidades terem a garantia do repasse mensal sem depender da vontade do governo em exercício.

“Nós queremos apenas confirmar aquilo que a Constituição Federal de 1988 já disse: que as universidades públicas dispõem de autonomia. Mas, no Rio de Janeiro, a autonomia universitária era letra morta. Afinal, não há autonomia sem autonomia orçamentária e financeira”, disse o deputado ao acrescentar que a PEC dos duodécimos, embora não resolva todos os problemas das universidades, “representa um avanço histórico”.

Waldeck Carneiro ressaltou ainda a mobilização de estudantes e docentes, que pressionaram pela aprovação. Durante a discussão da matéria, manifestantes ocuparam as galerias, ergueram faixas em apoio às universidades e gritaram palavras de ordem.

“Não será possível ao Rio de Janeiro sair do buraco em que se encontra se não for capaz de construir um projeto estratégico de desenvolvimento. E isso passa por formação de quadros e por investimentos em ciência, pesquisa e inovação. Portanto, passa pela valorização das universidades estaduais”, acrescentou.

Transição

A aprovação da PEC prevê um período de transição. De acordo com o texto, as universidades receberão na forma de duodécimos 25% dos seus recursos previstos na LOA no próximo ano. Em 2019, serão 50%. E, finalmente, em 2020, 100% da verba deverá obedecer à nova norma.

O presidente Comissão de Educação da Alerj, deputado Comte Bittencourt (PPS), destacou a importância da autonomia plena às universidade. “O estado devia isso às universidades: dar a elas autonomia plena. Porque autonomia acadêmica e administrativa, sem autonomia financeira, não é suficiente para manter o parque universitário, científico e tecnológico”.

 

Neste novo local, com uma estrutura maior, num ponto de fácil acesso, “Carla Magalhães Decorações” se estabeleceu, virando uma referência no local para quem busca bom gosto, em peças cuidadosamente selecionadas e a preços diferenciados.

Decoração e Etiqueta ao alcance de todos.

Mas Carla, depois de anos como Professora Universitária, arrumou uma forma para unir as suas duas paixões: a Decoração e a transmissão de conhecimento.

Foi então que ela resolveu oferecer Workshops de Decoração e Etiqueta destinados ao público que deseja, além de adquirir belas peças para a sua casa, utilizá-las da melhor forma possível.

Sempre contando com a presença de outros profissionais da área, o valor investido no Workshop, que já tem um valor diferenciado, pode ser revertido em mercadorias da própria loja.

Com isso, Carla vem atraindo um público que, após esse primeiro contato com as técnicas de Decoração, se vê encantado com esse universo, se tornando amigo e cliente assíduo.

“ – Os Workshops são muito interessantes. Além de ser um momento de descontração, onde realmente se constroem amizades, todos saem inspirados em trazer mais beleza para o seu dia a dia” – afirma Carla Magalhães.

E Carla continua: “ – Nos Workshops vemos a presença de donas de casa, jovens recém-casadas, amantes da Decoração, e que devido ao alto custo desses eventos no mercado, ainda não tinham tido a oportunidade desse contato mais próximo. ”

Workshop “Mesas de Natal”

O próximo Workshop será dia 20/12, às 18:30h com o tema “Mesas de Natal”. Com o investimento de R$35,00, este pode ser totalmente revertido em mercadorias da loja. Uma boa oportunidade para aprender várias técnicas e ainda fazer as compras de Natal. Com vagas limitadas, é necessário reservar a sua o quanto antes.

E para janeiro o tema já está definido: “Arranjos Florais”. Totalmente prático, com certeza será mais Workshop de sucesso!

Ficou curioso em conhecer a loja? Nós conhecemos e ficamos encantados.

Serviço:
Carla Magalhães Decorações
Rua Barão de Mesquita, 314, loja 109 – Tijuca, Rio de Janeiro – RJ