Guia. Marcelo Bueno, integrante do Rioecoesporte, diz que os passeios são organizados com respeito à preservação da natureza – Foto: Agência O Globo / Bruno Kaiuca

Neste domingo, integrantes do projeto de ecoturismo Rioecoesporte comandarão o Circuito das Grutas

O Globo

Às vésperas do começo da temporada de montanhismo na cidade, que vai de maio a setembro, o projeto de ecoturismo Rioecoesporte realiza até o fim deste mês uma programação de trilhas pelo Parque da Tijuca e uma no Parque da Pedra Branca, em Barra de Guaratiba. No final de semana, os mateiros fizeram o tijucano Circuito das Grutas. No dia 21 será a vez do Pico da Tijuca. E, para finalizar, dia 28, o roteiro será na Zona Oeste, na Pedra do Telégrafo. Informações no site www.rioecoesporte.com.

Guia profissional há cinco anos, após largar o trabalho como vendedor, Marcelo Bueno também promove a educação ambiental nas trilhas, defendendo o mínimo impacto na natureza.

—Por exemplo, se são 20 pessoas no grupo, a gente divide. Porque pode perturbar a fauna e a flora devido ao barulho — diz.

Com a programação deste mês, Bueno espera atrair interessados em futuramente fazer uma travessia por trilhas.

— Tem o circuito Petrópolis-Teresópolis e a visita aos Castelos do Açu, que duram três dias de caminhada — cita.

Segundo ele, o Rioecoesporte criou o “Mateiros” para interessados em realizar trilhas com suporte técnico sem pagar preços exorbitantes por isso.

— As empresas de turismo cobram caro. A gente veio com essa ideia de facilitar o acesso. No final, a pessoa dá a contribuição que pode — finaliza.