Em ponto da praça, no sentido Centro, motoristas atrasam a partida até a chegada dos próximos carros e dão origem a engarrafamentos

Fonte por Maurício Peixoto para Jornal O Globo

As retenções no trânsito da Rua Conde de Bonfim, na altura da Praça Saens Peña, são frequentes, dado o intenso número de veículos que por lá trafegam, principalmente durante a semana. A situação se complica graças a uma (má) postura corriqueira de alguns motoristas de ônibus. Carros das linhas 410 e 409 param no primeiro ponto da Praça Saens Peña, no sentido Centro, e aguardam a chegada de outro carro da mesma linha para seguir viagem. O hábito acaba ocasionando afunilamento e engarrafamento na via.

— Aqui não é um ponto final, no qual eles podem ficar parados à vontade — reclama um morador que pediu para não ser identificado.

Segundo o morador, várias tentativas de acionar a prefeitura ocorreram e cinco protocolos foram abertos por telefone, mas sem êxito.

— Fiz inúmeras denúncias pelo 1746 e não houve alteração na prática — critica.

Segundo outro morador da Tijuca que não quis se identificar, os ônibus das linhas 410 (Saens Peña x Gávea) e 409 (Saens Peña x Jardim Botânico) são os que fazem com frequência essa parada abusiva.

— Isso acontece principalmente com o 410 e o 409. Eles esperam o ônibus encher, mesmo quando não há fila de passageiros. E só saem quando chega o próximo carro, diferentemente de outras linhas que param rapidamente para pegar passageiros e informar o horário ao fiscal. Cinco, dez minutos parados no ponto são suficientes para causar confusão. Outros carros vêm atrás e, por não conseguir encostar, são obrigados a parar no meio da via para o embarque e o desembarque dos passageiros.

A Guarda Municipal informou que reforçará a fiscalização do trânsito na Praça Saens Peña e nas vias de entorno. Procuradas, a Viação Nossa Senhora das Graças (do 409) e a Transurb (do 410) pediram desculpas e esclareceram que irão tomar as medidas para otimizar a operação das linhas, mantendo o atendimento ao grande volume de passageiros dentro do intervalo determinado. Acrescentaram ainda que irão reforçar a orientação aos motoristas e fiscais para não parar os ônibus, exceto no caso de embarque e desembarque de passageiros.

Veja essa e outras matérias no Caderno Grande do NaTijuca.com