Transeuntes observam animais levados pela ONG às sextas e aos sábados para a Praça Saens Peña Foto: Agência O Globo / Roberto Moreyra

Campanha já possibilitou apadrinhamento de mais de 15 mil animais

O Globo

Há dez anos na Praça Afonso Pena, e há seis na Saens Peña, a campanha de adoção de animais “Solidariedade Animal — Adote”, organizada pela Associação Nacional de Implementação de Direito dos Animais (Anida), ONG criada em 2002 e com sede na Tijuca, já possibilitou a adoção de mais de 15 mil cães e gatos.

 

Na Saens Peña, a campanha é realizada às sextas, das 11h às 18h; e sábados, das 10h às 17h. Na Afonso Pena, aos domingos, das 10h às 17h. Para ter direito de levar o bichinho, é preciso ser maior de idade, apresentar RG, CPF e comprovante de residência e passar por uma pequena entrevista. Caso o adotante more com os pais, também é necessário que eles passem pela entrevista.

Os animais postos para adoção nas praças vivem no abrigo da ONG. Eles são recolhidos após denúncias de maus-tratos ou quando são abandonados nas ruas.

— Quando criei essa ONG, em 2002, não se falava muito em direito dos animais. Desse tempo para cá, sem dúvida, o olhar da sociedade mudou com relação a isso, mas muita coisa ainda precisa melhorar — acredita a fundadora Andréa Lambert, veterinária há 29 anos.

Atualmente, no abrigo, estão cerca de 50 gatos e 12 cachorros.

— Todas as adoções são gratuitas. Mas quem quiser colaborar com quaisquer produtos será bem-vindo, para continuarmos mantendo o projeto — explica Andréa.

Hoje, mais um ponto de adoção será aberto: fica na American Pet Shop, em Jacarepaguá (Avenida Geremário Dantas 1.407), com atividades todo terceiro sábado do mês, das 10h às 17h.

Mais informações pelo Facebook/SolidariedadeAnimal-CampanhadeAdoção ou pelo telefone 99632-8115.