ZimbAFRO ComVIDA

Fonte por Redação NaTijuca

O Teatro Municipal Ziembinski realiza nos dias 20 de novembro, 1, 2 e 3 de dezembro, o “ZimbAFRO ComVIDA”, evento que abriga espetáculos e performances em homenagem do dia da consciência negra. No dia 1, o NUDAFRO – Cia de Dança contemporânea da UFRJ apresenta o espetáculo InCorpo. Nos dias 02 e 03 teremos o espetáculo Katecô do Coletivo MUANES Dançateatro. As performances acontecem todos dias antes dos espetáculos. O  “ZimbAFRO ComVIDA”, valoriza os territórios das manifestações culturais afro-brasileiros, como também, o estreitamento dos laços e diálogos entre os artistas pesquisadores de performances afro-brasileiras e os espectadores, na medida que é assegurado o direito do cidadão de acessar e fruir o que propomos no evento. Coordenação: Tatiana Damasceno e Denise Zenicola.

Dias: 30 de novembro e 1 de dezembro: Performances: “Caminhos de Elegüá” com Mirian Miralles e “Agô” com Tatiana Damasceno – Espetáculo InCORPO – NUDAFRO Cia de Dança Contemporânea da UFRJ- InCORPO é uma criação alimentada por memórias pessoais e coletivas dos intérpretes. O espetáculo tese memórias ocorridas na infância; experiências conflituosas que declaram a presença de discriminação racial; da falta de respeito e da relação de poder entre gêneros; do orgulho de falar o seu próprio nome e de exaltar através da oralidade o nome de personalidades femininas da história.

Ficha técnica InCORPO
Tempo: 50 minutos
Direção, roteiro e coreografia: Tatiana Damasceno
Assistente de direção coreográfica: Renata Borges
Pesquisa de movimento: Tatiana Damasceno e intérpretes criadores
Intérpretes criadores:   Daniele Noronha, Jefferson do Nascimento, Henrique Bellas, Lucas Santos, Renata Bustamante, Mirian Miralles, Brenda Cunha e Elen Ferreira
Preparação corporal: Cia de dança
Preparação de corpo-voz: Maria Alice Motta
Desenho de luzLuciana Liege
Iluminação: David Israel
Figurino: Tatiana Damasceno e Renata Borges
Fotografia: Bira Soares e Julius Mack
Classificação: 12 anos
Produção: Luís Eduardo Souza e Silva

Dias 02 e 03 de dezembro:  Performances do Espetáculo Katecô  do Coletivo MUANES Dançateatro – Resumo- Katecô Danças Negras do Coletivo MUANES Dançateatro, interpela o tempo, um mergulho poético em nossas memórias e lugares no mundo. Alinhavar de tempos e espaços diversos no melhor lugar, onde tudo se pode alcançar: o lugar da Dança Afro Contemporânea Brasileira. Katecô abriga um pulsar de movimento e poética de dança entre tradição e contemporaneidade e deixa um pouco de si em marcas, tanto no corpo de quem dança como no de quem vê. O roteiro de KATECÔ é livremente inspirado na filosofia Kongo ‘4 Momentos do Sol’.

KATECÔ - Foto: All Dance.

KATECÔ – Foto: All Dance.

Ficha técnica Katecô
Tempo: 65 minutos
Direção Geral e Artística: Denise Zenicola
Assistente de Direção: Débora Campos

Direção de Edição Musical: Chico Rota
Bailarinos/Performers: Álvaro Santos, Catia Costa, Débora Campos, Gisele Alves, Isabela, Oliveira, Letícia Bento.

Preparação Corporal: Denise Zenicola, Débora Campos
Figurino e Adereço: Léa Schmitt
Desenho de Luz: Pedro Struchiner
Operação de Som:  Tainá Louven
Arte Gráfica e Vídeos: Renata Giannattasio
Assessoria de Imprensa: Claudia Bueno
Direção de Produção: Tainá Louven
Classificação: 12 anos
Ingressos R$ 20 inteira e R$ 10 meia.
Horário: 19h