Tecnologia. Com o celular alinhado ao QR Code é possível ver vídeos das homenagens. Na foto, o milésimo gol de Pelé, em 1969 – Marcelo Regua / Marcelo Régua

Itens remetem à Copa de 1950, seleção brasileira, e futebol carioca e mundial; destaque também para nova tecnologia

Por Maurício Peixoto para O Globo

O Tour Maracanã, passeio pelos bastidores do Estádio Mario Filho, está com novas atrações. Além de o visitante poder ir até a beira do gramado e aos vestiários, ele tem o privilégio de conhecer novas peças relacionadas à história do futebol carioca, brasileiro e mundial e ao próprio estádio. O destaque vai para uma nova tecnologia, por meio da qual, com o uso do celular, consegue-se ver imagens na internet relacionadas aos homenageados, ao se posicionar o aparelho alinhado a um QR Code.

— Trabalhamos junto à Suderj para adquirir novos itens. Conseguimos peças do colecionador Marcelo Monteiro, que nos ajudou na curadoria, e de outros colecionadores, além dos jogadores, que nos cederam itens pessoais — diz Viviane Campano, diretora do tour.

Medalhas oficiais da Copa do Mundo de 1950; um ingresso da final Brasil x Uruguai; um programa distribuído no dia da decisão; réplicas de camisas usadas pelas seleções brasileira e uruguaia na final do Mundial; e um conjunto de cartões-postais estão entre as raridades vistas no tour. No local também estão expostas camisas da seleção brasileira dos anos 1930 até 1960, com destaque para o uniforme usado pelo zagueiro Domingos da Guia na Copa do Mundo de 1938. Além de bolas e flâmulas (de diversos times do Brasil e do mundo, incluindo seleções) de diferentes épocas.

Em um espaço com relíquias há diversos itens interessantes: chuteiras usadas em jogos importantes por Ronaldo e Kaká; um pedaço de concreto da antiga arquibancada; um pôster da seleção brasileira campeã da Copa de 1958 e um álbum de figurinhas do Mundial deste ano.

Garrincha e Pelé seguem sendo homenageados. No local está exposta uma camisa do Santos utilizada na decisão do mundial de clubes contra o Milan, em 1963.

Junto a um espaço dedicado ao ex-jogador Zico encontram-se itens de Roberto Dinamite, do Vasco, e da dupla Washington e Assis, do Fluminense. Até o fim do mês chegarão itens de Jairzinho, do Botafogo, e de Luizinho, do América.