Objetivo da ação é transformar as atividades lúdicas em parte ativa do tratamento e recuperação de crianças internadas


Fonte por Jornal O Globo

Na semana do Dia das Crianças, não são apenas remédios e exames que fazem parte do tratamento de pequenos pacientes em alguns hospitais do Rio de Janeiro. Alegria e risos são as especialidades da enfermeira Gertrúdes (kamilla Neves) e dos doutores Gerônimo (Cleber Salgado) e Zé Mané (Demilson ant’ana). Os três palhaços invadem, há mais de dez anos, o Prontobaby – Hospital da Criança, na Tijuca, e o Centro Pediátrico da Lagoa, na Zona Sul.

Os artistas, que roubam a cena três vezes por semana, visitam todos os leitos, inclusive os do Centro de Terapia Intensiva (CTI). A presença dos palhaços no ambiente hospitalar tem como objetivo transformar as atividades lúdicas em parte ativa no tratamento e recuperação das crianças internadas.

– Existe uma ‘troca’ de lugar e as crianças passam para o lugar daquele que cuida. Com os palhaços, que se inicia como uma brincadeira, traz uma participação ativa das crianças e possui também uma característica Terapêutica que acelera o processo de cura ao trazer alegria e prazer – opina a psicóloga Nathalia Jereissati, coordenadora do Centro de Apoio Familiar (CAF) do Prontobaby.

Graduanda em psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e formada em Artes Cênicas pela Escola de Teatro Martins Pena, Kamilla Neves, que dá vida à enfermeira Gertrúdes, destaca que esse trabalho é a união de suas duas maiores paixões.

– Pessoalmente me sinto feliz, realizada e também com grandes responsabilidades neste trabalho. Diariamente, em cada quarto que visito, aprendo algo novo que me sensibiliza e me fortalece. Tenho certeza de que a cada dia saio do hospital melhor do que entrei. E também contribuo efetivamente para o tratamento dos pacientes, já que proporcionamos bem estar e alegria, ferramentas e estratégias de resiliência para as crianças e seus familiares enfrentarem a situação tão delicada que é uma internação hospitalar – diz a palhaça, que desde 2012 leva alegria às crianças internadas no Prontobaby.