“Desafios Enfrentados por Mulheres Negras, Mulheres Soropositivas e Terapias Complementares” será o tema do encontro


Fonte por Redação NaTijuca

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) promove até o final de outubro, com especialistas e autoridades de saúde, rodas de conversas sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A iniciativa promovida pela Comissão de Direitos da Mulher da Alerj, será coordenada pela deputada estadual Tia Ju (PRB), membra da Comissão, e pela gestora municipal do Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas (CMLGTN), Magna Fernandes. As Mulheres da Feira de São Cristóvão vão participar nesta sexta (20/10) de roda de conversa na Alerj: “Desafios Enfrentados por Mulheres Negras, Mulheres Soropositivas e Terapias Complementares”.

Pela Primeira vez na história do equipamento municipal da Feira de São Cristóvão uma mulher e ex-feirante é gestora do local, Magna fala do seu desafio e do trabalho de conscientização da mulheres feirantes para a realização do auto-exame.

“Vamos participar desse evento da Alerj com muito orgulho. Quanto mais cedo o câncer é descoberto, maiores são as chances de cura. A mulher que conhece o seu corpo cuida da sua saúde. E adotar hábitos saudáveis é fundamental. Praticar atividade física, não fumar, comer de forma saudável e evitar alimentos industrializados é a melhor forma de evitar a doença”, ressalta Magna Fernandes.

A deputada Tia Ju (PRB) também chama a atenção para o auto-exame.

“É importante que a mulher apalpe sua mama todo mês, logo depois da menstruação, para perceber qualquer diferença na mama. É importante dizer que o câncer tem cura”, explica a deputada.

Serviço

Rodas de conversa na Alerj

Ao longo do mês, a Alerj também reunirá especialistas e autoridades que debaterão com o público vários aspectos do câncer de mama. Os interessados podem se inscrever pelo telefone (21) 2588-1623 ou pelo e-mail cddm.alerj.2015@gmail.com. As rodas de conversa começam no dia 6 e serão realizadas sempre no Auditório Senador Nelson Carneiro (ASNC) das 9h às 13h. Confira a programação:

20/10 – Desafios Enfrentados por Mulheres Negras, Mulheres Soropositivas e Terapias Complementares;

27/10 – Cuidados e tratamento em mulheres trans.